O dia 30 de Julho de 2012 ficará para sempre marcado na história de um dos mais relevantes surf spots do nosso pais, Ribeira D’Ilhas. Esta onda que foi palco de muito momentos que fizeram o nosso desporto o que ele é hoje em dia em Portugal. Por aqui passou o primeiro evento do circuito mundial da ASP nas nossas águas e foi um campo de treinos essencial para o surfista (Tiago Pires) que meteu a bandeira portuguesa no seio do surf internacional.

Eventos relevantes que envolvem esta praia não faltam, mas não é disso que se trata esta notícia. Já há vários meses que se falava dos confrontos entre o actual proprietário do Surf Camp de Ribeira D’Ilhas, Tiago Oliveira, e alguns políticos da zona que teriam outros planos para este local.

Segundo Tiago trata-se de uma tentativa de apropriação indevida por parte da Câmara Municipal de Mafra. O surfista da Ericeira considera que não há legitimidade nenhuma para esta “expropriação” e conseguiu adiar o processo com uma providência cautelar durante mais de um ano.

Ainda não temos informações sobre a decisão judicial da providência mas o que é certo é que esta manhã o Surf Camp de Ribeira D’Ilhas foi “invadido” pelas autoridades locais com ordem de despejo do mesmo. A policia fechou a acesso ao parque de estacionamento da praia de poucas horas depois já se via os trabalhadores do surf camp a retirar tudo do local.

O objectivo desta expropriação é a criação de um novo espaço mais “moderno e adequado às necessidades da Reserva Mundial de Surf”. No entanto, para muitos “habitués”, o surf camp era a alma daquela praia e não concordam nem com a maneira como esta situação se desenvolveu nem com o projecto aprovado em Assembleia Municipal. Neste momento a salvaguarda do Surf Camp de Ribeira D’Ilhas como o conhecemos parece ser impossível. Este é sem dúvida um dia que não será esquecido por nenhum surfista que já passou por aquela praia…

Comentários

Os comentários estão fechados.