Qual será o futuro do shape das pranchas de surf high performance? A verdade é que ainda ninguém sabe mas a Firewire parece estar decidida a mostrar o caminho a seguir com o lançamento do modelo Vanguard.

Em parceria com Daniel Thomson da Tomo Surfboards, a Firewire lançou este “estranho” modelo de prancha de surf, o Vanguard, e que promete revolucionar e redefinir o shape das pranchas high performance.

E, se bem te lembras, já tinhas visto este tipo de shape a ser usado em algumas das mais importantes competições do WQS assim como em alguns clips no ano passado. O surfista que usou este “estranho” shape foi o australiano Stu Kennedy que não só conseguiu alguns bons resultados como conseguiu ainda uma fama extra nos media especializados por competir com este novo shape.

Segundo o shaper da Tomo Surfboards, a força motriz desta prancha inovadora reside no outline. Linhas ultra paralelas permitem surfar com uma prancha mais pequena e ao mesmo tempo mais estreita do que aquilo que se considerava funcional. Isto consegue-se mantendo o volume ideal de foam para cada surfista e uma distribuição específica ao longo de toda a prancha. Os rails ultra paralelos reduzem o atrito, permitindo que a prancha “plane” de uma forma mais dinâmica gerando maior velocidade devido a uma menor resistência com a água.

Daniel afirma ainda que o surfista vai sentir uma liberdade e velocidade excepcional logo desde o take off. A natureza muito curta desta prancha permite ainda ao surfista dominar completamente a prancha ao mesmo tempo que facilita as curvas apertadas e constantes mudanças de direcção desejadas pelo surfista.

O seu nose em forma de “diamante” faz com que, à medida que o surfista gere velocidade, este se eleve, uma característica também muito importante para todos os surfistas que têm aéreos no seu reportório de manobras. Assim que este tipo de nose entra em contacto com a água, o seu shape faz com que ele “salte” de imediato para fora de água o que é um avanço e uma ajuda tremenda para garantir o sucesso de manobras mais abusadas.

Depois de usar a minha Vanguard nos últimos quatro meses estou surpreendido pela performance e versatilidade em quase todas as condições de mar, tornando-se na minha prancha do dia a dia“, comentou o CEO da Firewire, Mark Price. “Não tenho quaisquer dúvidas que o Daniel está na vanguarda do design de pranchas de surf o que, combinando com as mais recentes tecnologias da Firewire, torna esta prancha uma das mais excitantes que algumas vez lançamos no mercado”, afirmando ainda Price.

Apesar de ser uma máquina de high performance, a Vanguard tem uma natureza muito estável mostrando ainda uma facilidade enorme na remada para as ondas. Estas características fazem desta prancha um must have no quiver de qualquer surfista.

Esta prancha estará disponível na Europa dentro de um mês e para mais mais informações podes contactar a Indodreams para o email info@indodreams.pt ou pelo telefone 282 639 163.

(vê como a Vanguard se comporta nas ondas no vídeo em baixo)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.