No mundo da fotografia, como em muitas outras profissões, estar no sítio certo à hora certa é muito importante. Que o diga o fotógrafo do Porto, Bruno Smith Magalhães, que tem estado constantemente no sítio certo à hora certa. Bruno tem passado muito tempo pela Indonésia onde inclusivamente captou a imagem que fez a primeira capa portuguesa na Bíblia do Surf, a revista SURFER.

E, uns meses mais tarde, também publicou uma reportagem de surfistas portugueses nos Mentawai na edição comemorativa dos 10 anos da ONFIRE. Entretanto soubemos que fez parte de um dos projectos mais interessantes que se tem visto nos últimos, o Body Glove Imaginarium 2012, um projecto de vídeo e fotografia que foi publicado ontem no teu website preferido.

Fica também a saber mais sobre esta aventura num exclusivo onfiresurfmag.com!

Bruno, como foste parar a este projecto?
Bem, eu estava a trabalhar num resort nas Mentawais “kingfishermentawai” e tive a sorte do resort ter sido reservado pelo team Body Glove para a realização deste projecto. Greg, o “manda chuva” da Body Glove, logo no primeiro dia que deram ondas, pediu-me para ver as fotos que eu estava a fazer e fez-me uma proposta para fotografar durante o período em que iam lá estar… lógico que a minha resposta foi um sim! Era uma autêntica produção de Hollywood, aliás um dos envolvidos neste projecto era mesmo produtor em Hollywood. Fiquei logo a par de todo este projecto e tudo o que o envolvia! Eu ainda continuo a rir sempre que vejo este vídeo, porque o trabalho e organização que está por trás de um projecto deste é enorme. Desde o fato do monstro, que simplesmente custava uns 7000$, aos simples pés de patos do mesmo monstro que eram mais uns 2000$!

Quantas pessoas envolveu?
Neste projecto estavam envolvidas 5 pessoas na área de filmagem e fotografia, e os 4 “pro surfers”.

Em que ilha estavam?
Nós estávamos na ilha de Sipora de Katiet, instalados no resort que se encontra em frente à famosa onda Lance’s Left! Embora pareça pelo filme que estavam todos a dormir em tendas, a verdade é que estavam todos no Resort…

Quanto tempo estiveram por lá?

O team Body Glove esteve lá 10 dias, onde tiveram a sorte de apanhar um dos melhores sweis da temporada em Ht´s. Depois disso, ficou o Jamie O’Brien e mais quatro amigos por mais vinte dias, e eu a fotografá-los.

Quem era o monstro?
O monstro era o Scott Smith, que sofreu bastante nos dias maiores em Ht´s. Como devem imaginar nadar com um fato daqueles em Ht´s com algum power, não é tarefa nada fácil havendo mesmo um dia que não passou muito bem…

Podes contar algum episódio engraçado ou caricato que tenha acontecido?
Houveram vários episódios caricatos. Acho que o mais caricato mesmo foi termos ficado em Ht´s até à noite. Depois tivemos de fazer a viagem de regresso de barco para Lances Left em plena noite escura. O mar estava com bastante tamanho e estivemos cerca de duas horas para conseguir entrar no canal (the hole) para chegar a terra. O barco não tinha luzes e a nossa única salvação foi pegar em máquinas fotográficas e disparar os flashes para conseguir ver o “the hole”.

Quem foi o surfista que mais te impressionou nesta viagem?
Foi o Jamie O’Brien pelo nível absurdo de surf que ele tem, é impressionante vê-lo a surfar. Tanto surfa em switch, com uma prancha dos anos 70 sem quilha… faz o que quer. Mas sinceramente, o nível de surf de todos estes quatro “pros” é de arrepiar..

E qual foi o que mais se envolveu na produção?

Todos estiveram envolvidos a 100% nesta produção, mas o mais animado é sem dúvida o Alex Gray. Está sempre na boa com tudo e é muito acessível. Como este foi um projecto algo diferente de todos os outros no que respeita a filmes de surf, todo o grupo envolvido estava a dar o máximo porque sabiam que ia resultar em algo bem diferente do que estamos habituados a ver… E acho que o resultado final foi um filme já considerado por muitos como o melhor filme de sempre!

(O produto final)

Comentários

Os comentários estão fechados.