(Mais uma) onda gerada por barco descoberta!!!

publicado há 2 anos por 0

Ira-Mowen

Imagina uma onda absolutamente perfeita mas gerada por um barco e que apenas recentemente foi descoberta (ou desvendada)…  De certeza que esta história te é familiar pois não foi há muito tempo que se descobriu (ou desvendou) a Gasoline, a famosa esquerda que rebenta graças à passagem dos barcos que atravessam o rio Tejo na zona do Barreiro.

Mas, ainda mais recentemete, foi desvendada uma outra onda também esta formada pela passagem de um barco e que, com as poucas imagens desvendadas, parece ser de uma perfeição e tamanho (tendo em conta como é formada) inacreditáveis. Então porque alguém mostraria este segredo ao mundo? Porque esta está ameaçada a desaparecer… Mas contemos a história do início.

Ira Mowen é um surfista em Berlim, sim Berlim, Alemanha, aquele país onde o surf se faz apenas do famoso rio Eisbach, e foi este surfista que descobriu esta onda e foi o primeiro a surfá-la. Mas, como poderás ver nos vídeos abaixo, parece que para ele não foi fácil surfá-la mas acabou por conseguir. Além de surfá-la – atenção que parece que a onda só rebenta com tamanho suficiente para tal uma vez por semana – Mowen documentou ainda toda esta aventura.

Se surfar a onda foi difícil para Mowen, tudo o resto que envolveu esta “surftrip” privada não foi fácil pois o alemão teve de acampar com temperaturas abaixo de zero só para estar perto da onda.

Como dissemos, a onda é gerada por um potente barco mas este tem mais de 30 anos e será substituído por um novo e que provavelmente não irá reproduzir este fenómeno. Foi por isso que Ira Mowen decidiu desvendar a onda ao mundo, procurando ajuda no Kickstarter, uma plataforma online para ajudar a criar fundos para projectos criativos.

Owen produziu “Surf Berlin”, um filme sobre a onda (que podes ver parte dele abaixo) e nele vais ver o quanto obsessivo um surfista se pode tornar por uma onda. Com a onda prestes a desaparecer, Mowen está numa corrida contra o tempo para terminar o filme e como quer documentar a onda da forma mais profissional possível, a sua campanha no Kickstarter é excatamente para ter a equipe de filmagens e produção para tal. Se quiseres ajudar esta iniciativa podes ir aqui!

Entretanto deslumbrate com esta onda gerada por um barco e com o quanto Mowen se tornou obcecado com a sua demanda em surfá-la!

(Surf Berlin)

(trailer de “Surf Berlin”)

 

 

Comentários