Os melhores surfistas da Liga MOCHE em análise.
5º lugar: Vasco Ribeiro
Idade: 19
Local: Praia da Poça
Resultados dos últimos anos: 2012/1º – 2011/1º – 2010/5º – 2009/8º – 2008/31º

Uma temporada em que este surfista corra a Liga e não acabe no top3 só pode ser vista como um “ano sabático”. Durante este ano, Vasco não conseguiu os resultados do passado mas em 2014, se competir neste circuito, estará de volta GARANTIDAMENTE.

Há uma explicação para o seu 5º lugar no ranking, uma posição onde terminou pela primeira vez quando tinha 16 anos! Na primeira etapa foi traído pelas condições difíceis na Caparica, perdendo na meia final para o eventual campeão da etapa, Francisco Alves. No Porto protagonizou um dos melhores momentos do ano na Liga ao fazer a final com Frederico Morais, a única final do ano com os dois melhores surfistas do país. Os dois disputaram a vitória taco-a-taco mas Morais estava com mais sintonia com os sets e venceu.

Uma lesão tirou-o da etapa de Ribeira D’Ilhas, e não o deixou surfar a 100% na etapa seguinte, mas mesmo assim terminou em 5º lugar em Peniche. Muitos apontavam Vasco como o favorito para a vitória na última etapa mas as condições do Guincho não ajudaram e assim terminou (com um 9º lugar na etapa) o ano do bicampeão em título.

Mas a verdade é que não se pode considerar 2013 como um bom ano para este surfista apenas porque nos habituou a uma fasquia muito alta pois, mesmo assim, fez algo que nem uma mão cheia de surfistas no nosso país conseguiram fazer no seu auge.

Terminou em 3º lugar no circuito Pro-Junior, tendo disputado o título quase até ao último heat do ano, e foi um dos melhores surfistas do World Junior Championship da ASP na Austrália, tendo perdido por muito pouco nos oitavos de final. Faltou aquela sintonia com “os elementos” que tinha no passado mas o surf está lá.

O que esperar de Vasco Ribeiro em 2014:

Se correr o circuito é natural que esteja na disputa pelo título.

Mais sobre Vasco Ribeiro.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.