A última etapa da Liga MEO Surf 2018, o Bom Petisco Cascais acontece nos próximos dias 4 a 6 de Outubro na Praia do Guincho. Na derradeira etapa do circuito pretende-se atingir o objectivo anual de 1 tonelada de plástico retirada das praias de Portugal. Esta iniciativa da Fundação PT constitui a primeira limpeza de praias concertada a nível nacional, esperando-se que no final venha também a superar a meta de 1.000 crianças impactadas pelas diversas acções educativas e de consciencialização ambiental.

Em Cascais, os melhores surfistas nacionais vão contar com a presença de mais de duas centenas de jovens oriundos de escolas do concelho, de atletas de diversas modalidades do Estoril-Praia, além dos demais movimentos de voluntários que também se irão juntar. Tudo com o intuito de gerar uma maior consciencialização no que toca à problemática do lixo marinho e ao papel que cada um individualmente pode desempenhar.

A agenda preparada para o Bom Petisco Cascais Pro, sob coordenação da Plastic Sun Days e participação da Câmara Municipal de Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril, Movimento Claro Cascais, Projecto Plasticus Maritimus e diversas Escola de Surf do Concelho de Cascais, contará com os seguintes pontos principais:

– 5ªfeira (4 Outubro), 9h30 às 16h30: Cerca de 250 alunos, divididos por 4 grupos, de escolas do 1.º e 2.º ciclo do Concelho de Cascais. Atletas do futebol profissional, das equipas da formação e modalidades do Estoril Praia.

– 6ªfeira (5 Outubro): a partir das 10 horas, limpeza de praia aberta a voluntários.

De acordo com o balanço de Graça Rebocho“O apoio da Fundação PT à limpeza das praias durante a liga MEO Surf tem a  intenção de promover o conhecimento e a reflexão da população sobre o valor do meio ambiente, utilizando para isso um conjunto de atividades onde estão simultaneamente presentes o voluntariado, a diversão e a sustentabilidade.

Nesta etapa final em Cascais, estamos com a expectativa de chegar aos números que simbolicamente representarão o benefício que todos podem continuar a dar às nossas praias:  em 5 praias, cerca de 1 000 voluntários participantes, 1 tonelada de lixo recolhido e 1 milhão de beneficiários de praias limpas.

Gostaríamos que este testemunho pudesse chegar a mais pessoas, de modo a que haja uma crescente sensibilização e consciencialização do benefício de se adoptarem práticas ambientalmente sustentáveis e de termos praias limpas, sem lixo!”

José Ferreira, embaixador ambiental da Liga MEO Surf
“O mais importante é que tendo Cascais a maior concentração de surfistas do país, também deve ser o maior exemplo de atitude ambiental exemplar. Chegar à tonelada de lixo é algo brutal. Apesar de ser um péssimo sinal haver tanto lixo nas nossas praias, acaba por ser um óptimo ponto de referência para os próximos anos.

Sem dúvida que ter jovens associados a esta causa também é muito importante, pois uma grande parte da resolução deste problemas ambientais está neles e na consciencialização que possam adquirir. São eles o futuro.”

Comentários