Laird Hamilton é considerado um dos “pais” do tow-in. Alguns surfistas já tinham feito experiências de puxar os seus amigos para ondas, mas foi Laird e os seus amigos que acabaram por desenvolver esta prática e dar-lhe visibilidade a nível mundial.

Tudo começou nos “outter reefs” havaianos onde se juntou com dois outros big wave riders e começaram a puxar-se para as ondas com um pequeno (mas potente) barco. Através de uma reportagem na revista SURFER o tow-in ficou visível a todo o mundo e rapidamente se substituiu o barco por um jet ski. A evolução de outras modalidades dentro do surf, como o Stand Up Paddle, também devem muito a este surfista que desde cedo mostrou a surfistas de todo o mundo o potencial desta maneira de surfar.

Também foi Laird que ajudou a puxar os limites do que se considerava surfável em alguns spots. O melhor exemplo foi a sua sessão em Teahupoo puxado por jet ski num dia com ondas “quadradas”. Essas imagens correram mundo, e de imediato o tow-in começou a ser usado para surfar ondas gigantes também em picos como Jaws, onde pouco tempo antes se considerava impossível de ir a “braços”.

Hamilton tem aparecido e desaparecido dos media ao longo dos anos, focando algum tempo a projectos de fitness bastante abrangentes. Até que nas sessões recentes em Teahupoo, o pai do tow-in reapareceu. Laird apanhou as suas “bombas” e constou em vários clips que rodaram o mundo. Mas aparentemente não ficou muito satisfeito com a sessão pois, numa entrevista ao canal TMZ, Hamilton mostrou a sua revolta comentando que “palhaços de jet ski” tinham estragado a sua sessão!

Segundo as suas declarações, “Eles estavam mais preocupados em apanhar a sua próxima onda do que com as pessoas que estavam no pico”, contou! “O caos resultante do movimento jet ski parece um circo e algumas atitudes foram uma autêntica palhaçada. Muitos estavam “armados” com cameras e arrancavam em ondas que já sabiam que não iam completar, tudo para terem uma foto deles”.

Será que este é o momento em que Laird Hamilton realizou que “criou um monstro”?

(O momento que mudou tudo no ano 2000)

YouTube Preview Image

 

Comentários

Os comentários estão fechados.