Depois de muitos anos dedicado ao mar, Hugo Vau, um dos melhores surfistas portugueses, vai arrancar numa viagem pela costa portuguesa que pretende sensibilizar os jovens e veraneantes para a prática de atitudes ecológicas na praia, transmitindo a paixão pelo mar e pelo surf.

A partir de hoje e até 28 de julho, Hugo Vau irá trocar o mar da Nazaré pelo areal de oito praias entre a Costa de Caparica e Matosinhos, levando a mais de 300 jovens e aos restantes banhistas o espírito de responsabilidade para com a comunidade e o ambiente.

O atleta candidato ao recorde da maior onda de sempre surfada na Nazaré tem revelado uma preocupação com as crianças e com o meio ambiente, estando presente em escolas para motivar, alertar para os desafios do futuro e promover a proteção ambiental. Agora, o surfista irá percorrer a costa portuguesa com estas mesmas mensagens.

Jovens de diferentes associações de solidariedade social do centro e norte do país terão uma aula de surf com Hugo Vau, modalidade que apoia boas práticas ambientais, seguida da missão de recolher o máximo de lixo possível do areal, alertando para o descuido de muitos veraneantes durante a época balnear e inspirando a continuação deste movimento de limpeza das praias.

Simultaneamente, todos os banhistas presentes nas praias são convidados a participar na recolha de lixo, podendo ainda ter uma aula de surf gratuita com o surfista das ondas grandes.

Para Hugo Vau, “pensar em surf, sem pensar na educação ambiental não faz sentido. Tudo o que fazemos em terra, acaba no mar. Temos assistido a inúmeras situações provocadas pela poluição e há que mudar. Numa altura em que a poluição e os plásticos são temas na ordem do dia, se todos fizermos uma pequena acção, o planeta sentirá esse impacto”.

Esta acção de recolha de lixo conta com o apoio da PRIO. Depois do primeiro dia na Praia de Carcavelos, Hugo Vau ruma agora a mais praias do país.

Agenda da acção:

19/07 – 5ªfeira
A partir das 10h00
Praia do Guincho (local a confirmar –
Bar do Guincho)
Associação 5ª Essência e Associação de Integração20/07 – 6ªfeira
A partir das 9h30
Praia de São Martinho do Porto
Associação SCM Caldas da Rainha e Ceeira21/07 – Sábado
A partir das 10h30
Praia de Matosinhos (junto à Escola de Surf Fish Surf School)
Associação CM Matosinhos e Associação A Casa do Caminho

25/07 – 4ªfeira
A partir das 8h30
Praia Grande

Associação AAMA Colónia deCascais

26/07 – 5ªfeira

A partir das 10h00
Paria da Barra
Associação a confirmar27/07 – 6ªfeira
A partir das 9h00
Praia CDS
SCM Almada
Comentários