A comunidade do surf ficou mais pobre no dia 22 de Outubro de 2012. Donald Takayama, de 68 anos, faleceu devido a um ataque de coração.  Este surfista de Waikiki (Havai) começou uma carreira muito cedo numa altura em que o surf competitivo estava a dar os primeiros passos e nos anos 60 foi vice-campeão norte-americano de surf por duas vezes.

Mas a sua passagem pelo nosso desporto em muito ultrapassou as suas façanhas competitivas. Donald tornou-se muito mediático devido à suas presença em grandes filmes de surf da época, como o “Surf Crazy” e ainda “Barefoot Adventure” de Bruce Brown (o mesmo realizador de Endless Summer).

Aos 12 anos este surfista migrou para a Califórnia e começou a fazer pranchas para a mítica marca Velzy/Jacobs Surfboards. Mais tarde começou a sua própria marca, a Hawaiian Pro Designs torando-se shaper de surfistas como Miki Dora e outros “grandes” da época.

Este surfista/shaper voltou à “luz da ribalta” em 1990 quando o movimento longboard voltou em força e através do seu team rider, Joel Tudor, as suas pranchas tornaram-se autênticos “objectos de culto”.

Mas acima de tudo Donald Takayama era um surfista extremamente respeitado e adorado por todos os que conviveram com ele. RIP…

Comentários

3 comentários a “Faleceu uma Lenda | Donald Takayama | 1944-12”

  1. ACndCA diz:

    Descanse em paz. As lendas nunca morrem…

    PS: Gostaria de fazer uma pequena correcção, no artigo está escrito que ele emigrou para a Califórnia, mas dado que ele era de Waikiki,Hawaii , “apenas” migrou e não emigrou, pois estabeleceu-se no mesmo país.

  2. Descanse em paz, Donald!!!