Portugal assistiu ontem a ‘Vague à L’Ame’, um documentário do realizador francês Vicent Kardasik, que apresenta ao mundo os bastidores do surf de ondas grandes.

De maneira calorosa e sob o olhar de um público atento e participativo, o cinema São Jorge encheu, numa noite exclusiva, para assistir à história da Billabong Adventure Division e dos big riders Benjamin (Sancho) Sanchis, Justin Becret e Shane Dorian, na perseguição de swells gigantes. O filme acompanha as aventuras destes surfistas na perseguição de algumas das ondas mais selvagens de que há memória, em lugares como Nazaré, Jaws e Mullaghmore.

‘Vague à l’Ame’, filmado em 4K cinematográfico, oferece uma visão incomparável das emoções reais e cruas que se desenrolam nas incríveis aventuras destes surfistas, do mundo dramático da elite do surf de ondas grandes. O filme mostra adrenalina, solidão, camaradagem, alegria, trabalho duro, decepções e euforia de perseguir ondas gigantes por todo o mundo. Não é apenas um filme de surf, mas toda a história do que é preciso para surfar e documentar as ondas mais pesadas do planeta.

De forma resumida, o documentário começa e acaba na Nazaré e conta a ousadia de Sancho quando, em 2014, foi rebocado para uma das maiores ondas já surfadas na Nazaré. Benjamin caiu e na subsequente “porrada” quase se afogou. Essa onda rendeu-lhe o prémio XXL ‘Wipeout of the Year’ da WSL, mas, mais importante, deu início a um novo capítulo na busca de se tornar um reconhecido surfista de ondas grandes.

“Vague à l’Ame” é a história dessa busca – tornar-se gigante, desafiar-se sempre mais e encontrar coragem para enfrentar monstros no mar. Seguindo os passos de Sancho, sob o comando de Shane Dorian, companheiro de equipa da ‘Adventure Division’, o filme leva os espectadores a uma jornada extrema ao mítico local de Pe’ahi, no Hawaii, às águas geladas do gigante Mullaghmore, na Irlanda, e novamente a enfrentar demónios em Portugal, na Nazaré.

No final do filme, Benjamin Sanchis e Shane Dorian subiram ao palco para responderem à curiosidade dos espectadores que interagiram com os surfistas.

A equipa da Billabong Adventure Division dá continuidade a turné de apresentação de ‘Vague à L’Ame’, com exibição nos próximos dias em Barcelona, Munique e Paris.

Comentários