Dorian e Dollar “limpam” o Billabong XXL

publicado há 4 anos por 0

BILLABONG-XXL-2013-WINNERS

Com a retirada de Garrett McNamara do Billabong XXL de 2013 os vencedores das principais categorias eram bastante previsíveis. Não que fosse certa a vitória de GMac mas a polémica seria garantida em qualquer dos casos. Isto porque a onda mais falada deste último ano talvez não fosse considerada para a vitória devido ao facto de McNamara não ter chegado à base da onda, fazendo com que uma medição se tornasse praticamente impossível.

Assim ficou aberto o caminho para o que é considerado o melhor big wave rider da actualidade, Shane Dorian. Este surfista que esteve vários anos no WCT andou à procura de ondas gigantes por todo o planeta, apanhado-as sempre na remada, e pelo seu esforço venceu as categorias “Ride of the Year” e “Biggest tube” com uma só onda!

Shawn Dollar foi o segundo maior vencedor desta noite, levando o prémio de “Paddle Champion” (maior onda na remada) e “Biggest Wave”, ambos também pela mesma onda em Cortez Bank! Greg Long foi quem recebeu o prémio para a “Big Wave Performance”, Keala Kennelly levou a taça de “Girls Performance” e Chris Shanahan deu o wipeout do ano.

Portugal tinha dois representantes neste evento, ambos da Praia Grande! António Silva apanhou uma onda gigante na Nazaré e assim ficou entre os cinco nomeados finais para a categoria de “Biggest Wave” e João Macedo repetiu o feito mas na categoria de “Biggest Wipeout” pela sua onda em Mavericks. Apesar de nenhum dos dois ter vencido os dois representaram muito bem o nosso país ao terem chegado onde chegaram e consta que na festa que ocorreu depois da entrega de prémios também foram grande destaque! Parabéns aos dois!

Comentários