O “Parlamento” rumou a norte à praia de Matosinhos nos passados dias 4 e 5 de Maio para integrar o cartaz de eventos Wave Series 2019. Foram dois dias bem preenchidos, onde houve lugar a test drives diários e onde o público em geral teve acesso às pranchas dos shapers convidados. Apesar de no primeiro dia as ondas não colaborarem, não faltou uma sessão de surf entre alguns dos participantes ao entardecer e as ondas, embora pequenas, estiveram divertidas. No segundo dia já com melhores condições para experimentar os shapes mais alternativos, a aderência cresceu e isso notou-se na afluência ao espaço do evento.

No painéis de discussão, no primeiro dia moderado pelo convidado do staff Parlamento, Eurico Gonçalves, figura carismática e organizador do “Gliding Barnacles” na Figueira da Foz, estiveram presentes no painel, Antoine da “Ondanova Surfboards”, Pedro Falcão da “FlyblackBird Surfboards”, Hélder “Tropa” da “P-Unit Surfboards” e Marco Taínha da “Bloodbrothers”, e os temas para além do trabalho desenvolvido por cada um deles, tiveram um foco na sustentabilidade e na utilização de materiais alternativos.

No segundo dia, a moderação esteve a cargo do Patrick da loja “Hangfive” Matosinhos e do Mário Martins da loja “Single Fin” Esposende e no painel estiveram, Álvaro Pereira da “Polen Surfboards”, Pedro Vieira da “Feelflows Surfboards”, Luis Carvalho da “Lacrau Surfboards”, Billy Boy da Foil Surfboards” e Jannis da “Equilibrium Fins”, e em cima da mesa foram abordadas questões relacionadas com o mercado, o seu crescimento, a internacionalização, a procura de novos modelos de pranchas e a adequação ao surfista dos nossos dias.

O ambiente no espaço do evento, o sentimento de partilha e a vontade de conhecer o trabalho de cada um concretizou-se mais uma vez. O objetivo ao fazer este evento era rumar a novas paragens, depois de uma edição perto de Lisboa, era importante descentralizar e isso veio permitir incluir novos nomes e figuras de referência a norte do Mondego e mostrar uma cultura única a uma comunidade que apesar de pequena é muito apaixonada e cresce a cada dia.

 

 

Comentários