O Ericeira Surf Clube (ESC) viu recentemente aprovada pela Comissão Europeia uma candidatura europeia ao programa Erasmus+ Sport 2020 para celebrar o décimo aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE.

A RMSE faz 10 anos a 14 de Outubro de 2021. Para comemorar a importância desta efeméride, o evento Ericeira WSR+10 irá desenrolar-se ao longo de um ano e incluirá iniciativas e actividades multidisciplinares, de conferências a formações, passando por estudos científicos e workshops, promovendo a sustentabilidade através do surf.

Miguel Barata de Almeida, presidente do ESC, considera que “a aprovação desta candidatura do Projecto “Ericeira WSR+10″, do Erasmus+ Sport, promovido pela Comissão Europeia, vem coroar um trabalho que temos vindo a desenvolver no Ericeira Surf Clube em várias áreas, ao longo dos últimos anos. Tem um enorme significado para todos nós, no sentido em que iremos celebrar, em 2021, os 10 anos da World Surfing Reserve (WSR) da Ericeira, colocando ao dispor da comunidade a possibilidade de serem desenvolvidas diversas acções que consideramos estruturantes para a nossa região e país. O projecto terá alguns dos seus momentos mais marcantes na semana de 14 de Outubro de 2021, com um evento que contará com a presença de 11 comitivas, entre os parceiros europeus envolvidos, e um Estudo do Impacto da WSR na Ericeira nos últimos 10 anos.”

O apoio financeiro da Comissão Europeia é complementado pelos apoios de patrocinadores institucionais e privados, de âmbito regional, nacional e internacional.

Boa parte deste financiamento encontra-se destinada às viagens, estadias e actividades orientadas para as delegações dos parceiros que irão participar nas iniciativas promovidas por este evento, que trarão cerca de duzentos representantes vindos de dez países, incluindo Portugal, à Ericeira.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 4 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas.

Este ano foram aprovados pela Comissão Europeia 14 projectos, que resultaram de um total de 79 propostas de eventos desportivos sem fins lucrativos, dos quais apenas dois serão realizados em Portugal: Promote Physical Activity and Sport Using the Public Space – Urban Sports 4all, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, e o Ericeira WSR+10, organizado pelo Ericeira Surf Clube. Em sete anos de Erasmus+ Sport houve apenas três eventos realizados no nosso país, já incluindo estes dois.

O evento Ericeira WSR+10 vai iniciar-se entre o final deste ano e o início de 2021.

Comentários