A Billabong orgulha-se de apresentar a segunda coleção limitada de Warhol Surf. Esta colaboração surge através da insígnia Billabong LAB, uma divisão da marca que apoia artistas, músicos, designers, fotógrafos e ícones de surf, e a Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais, uma organização sem fins lucrativos reconhecida como uma das principais financiadoras da arte contemporânea, nos Estados Unidos.

A coleção original foi renovada usando os arquivos de Warhol como inspiração. Polaróides, fotografias a preto e branco, slides, gravações de som, serigrafias e prints de paisagens mostram a conexão profunda que Warhol teve com a comunidade de surf.

“A segunda coleção ‘Warhol x Billabong’ continua disruptiva e atual com referências desde a sua exposição alternativa “Exploding Plastic Inevitable” até ao seu refúgio na praia em Montauk, NY”, disse Michael Dayton Hermann, Diretor de Licenciamento da Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais, “Warhol abraçou apaixonadamente a cultura do surf e a Fundação está satisfeita por saber que o amor é mútuo”.

 

warhol2

 

“Ao pesquisarmos os arquivos descobrimos mais sobre o trabalho único e despercebido de Andy, que ilustrava a conexão entre o seu trabalho e a cultura do surf”, diz Brad Lancaster, Diretor Criativo da Billabong Internacional. “Com este segundo lançamento de ‘Warhol x Billabong’ fizemos renascer essas narrativas e conceitos espelhados em artigos emblemáticos da Billabong como: boardshorts, bikinis e produtos complementares.”

Outra descoberta emocionante foi o conjunto de transparências coloridas resultantes da “Exploding Plastic Inevitable” (EPI), que eram séries de luz, cor e projeções com padrões de Warhol, acompanhados pela música ao vivo de Velvet Underground. Nas estampas e padrões desta coleção limitada, a Billabong LAB junta bolas e listas ao desvanecer do pôr-do-sol da Billabong. O resultado é uma nova abordagem do trabalho de luz e som que Warhol fez na década de 60.

Mais inspirações foram encontradas numa coleção de fotografias com surfistas, motéis vintage e paisagens tropicais à beira mar, do início da era do surf. Warhol teve a sensibilidade de capturar detalhes que então se tornaram icónicos na cultura do surf. Os designers da Billabong LAB imortalizaram esses momentos, imprimindo imagens em t-shirts com lavagens de aspecto vintage e criando uma palmeira em tons néon nas suas fotografias favoritas de Warhol.

 

warhol3

 

A descoberta de uma série fotográfica de palmeiras a preto e branco também se tornou fundamental na nova coleção. A sensibilidade de Warhol para fazer uma conexão caótica e profunda com elementos naturais costeiros inflamou a imaginação dos designers. A Billabong LAB criou um mix de lavagens inspiradas nos tons pastel dos anos 80 usando as palmeiras capturadas pelos olhos de Warhol. As silhuetas modernas foram então re-imaginadas, usando listas a preto e branco que faziam parte da sua assinatura.

‘Warhol Surf’ é projetada para contar as histórias relevantes, mas não contadas, que a colaboração descobriu. Ao recuperar a iconografia de Warhol da era inicial do surf, a Billabong deu mais um passo para promover a relação entre este e a comunidade de surf, criando uma coleção que reflete o surf e o estilo de vida que adora.

Mais informações sobre a Billabong, a Billabong LAB, a Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais e Andy Warhol, AQUI!

 

Comentários

Deixe uma resposta