O incidente de domingo passado nunca mais será esquecido na história do surf profissional. Por momentos parecia que o 3x vezes campeão do mundo estava em vias de ser “dilacerado” ao vivo para o mundo por um enorme tubarão branco, escapando pelo que pareceu uma mistura entre bravura, uma rápida reacção da water patrol e alguma sorte.

Mas terá mesmo sido um ataque? Não menosprezando as reacções de Fanning e mesmo de Julian Wilson, que mostraram uma atitude incrível perante a situação em que se encontraram, o tubarão poderá não ter atacado o finalista do JBay Open.

O tubarão branco é um dos mais agressivos da sua espécie, estando quase no topo da cadeia alimentar. São muitos os casos documentados de ataques a seres humanos mas o que se viu nas imagens não cumpre o seu padrão normal. Os ataques típicos de tubarão branco são, como comentou a bióloga Luciana Fuzetti para o Canal Woohoo, por norma, emboscadas.

Este espécime poderia não ter mais de 2 metros, sendo uma tubarão bastante jovem que ainda se alimentava principalmente de peixe, só fazendo a transição para mamiferos mais tarde. É possível que Mick estivesse na sua trajectória e que este tenha sido surpreendido pelo humano, ficando ainda preso no seu shop e arrastando-o para baixo até o partir.

Com muita facilidade o tubarão teria apanhado Fanning logo de seguida como faz às suas presas quando está em modo de ataque. Não foi o caso e Mick sobreviveu sem um arranhão para contar a história enquanto que o maior lesado no meio desta situação não foi o tubarão devido aos “jabs” de Fanning no lombo mas sim o turismo de Jeffreys Bay, que irá sofrer consequências deste ataque durante muito anos!

Isto porque, ataque ou não, quem estará disposto a viajar até à mítica direita e testar a teoria do ataque VS acidente?

https://youtu.be/LilRirhCPLo

Comentários

Os comentários estão fechados.