Quando se fala em surf nos EUA, normalmente fala-se na Califórnia, ou na Flórida ou, claro, no Havai. Mas há muitos outros estados onde que se faz surf, uns com ondas boas e outros… nem por isso. O Texas é um desses “nem por isso”, há ondas, mas muito fracas e muito dependentes das ondulações certas.

Mas isso está em vias de mudar já que os Texanos vão receber uma nova e excelente onda, uma “WaveGarden”. A tecnologia desenvolvida pelos nossos amigos bascos é neste momento a mais credível no que toca a ondas artificiais, e está a ser adoptada por vários países, incluindo, agora, os EUA.

O conceito de piscina de ondas já existe há várias décadas e já se realizaram inclusivamente eventos da WSL em piscinas. E quem não se lembra do famoso filme de 1987, North Shore (Desafio no Havai), em que um surfista de um “tanque” de ondas do Arizona viaja até ao Havai para enfrentar os picos do oceano. Agora está mesmo a tornar-se possível que apareçam surfistas como Rick Cane, de partes do globo sem mar ou ondas boas!

Será em Austin, Texas, que a primeira WaveGarden vai ser montada, em associação com o empresário Norte-Americano, o CEO da NLand Surf Park LLC. A data de abertura está apontada para 2016 e, segundo foi comunicado, tudo vai ser diferente para a comunidade dessa cidade a partir desse momento!

(O surf no Texas agora)

(O surf no Texas a partir de 2016)

Comentários

Os comentários estão fechados.