O Pipe Masters de 1999 e o primeiro “Rodeo Flip”

publicado há 2 anos por 0

O-PRIMEIRO-RODEO-FLIP

O Mountain Dew Pipe Master de 1999 foi vencido por Kelly Slater mas o que ficou para a história foi uma manobra que o “rei” tentou e não completou…

Em 1999 Slater estava semi-reformado e Mark Occhilupo aproveitou para conseguir o seu muito desejado título mundial, depois de vencer as três etapas realizadas em esquerdas tubulares, Mundaka, Fiji e Teahupoo. Occy nunca tinha batido Slater no WCT e nas meias finais deste evento sofreu mais uma derrota, a mais dura do ano.

Mas o grande momento do evento foi quando Slater apanhou uma onda de cerca de dois metros e meio e tentou uma rotação no ar que nunca tinha tentado. Por várias vezes KS tinha tentado algumas rotações “impossíveis” mas nunca ficou perto de completar. Desta vez, e apesar de estar a surfar de 6’10”, tudo bateu certo, conseguindo rodar 360 graus num ângulo horizontal e também num eixo vertical. No entanto,depois de fazer a parte mais difícil, Slater parece não ter acreditado que iria completar a manobra e caiu já na base da onda.

Por norma um surfista pode dar o nome a uma manobra se for o primeiro a acertá-la mas, mesmo sem ter completado, Kelly acabou por lhe dar o nome de “Rodeo Clown”, em homenagem ao seu grande amigo Jack Johnson, cuja música “Rodeo Clown” tinha chegado ao topo dos “charts” um pouco por todo o mundo pouco tempo antes.

A amizade entre Kelly e Jack já tinha muitos anos nesta altura e vinha desde tempos em que títulos mundiais e concertos lotados pelo mundo fora eram um sonho. Ambos faziam parte do team Quiksilver no início dos anos 90 e Jack competia na Vans Triple Crown of Surfing com regularidade, tendo inclusive chegado à final dos trials de Pipe. Um “episódio” ficou muito conhecido na época quando Slater “picou” Johnson para arrancar numa onda pesada em Backdoor que o jovem havaiano não recusou e acabou por bater com a cara no fundo e partir alguns dentes e a cabeça. Depois disso Slater nunca mais picou Jack, mas ficaram amigos até hoje e o campeão do mundo inclusivamente participou em algumas músicas dos seus primeiros álbuns.

15 anos depois de primeiro ter sido tentada pela primeira vez a manobra passou a ser mais conhecida por “Rodeo Flip”. Slater nunca completou a manobra mas outros, como Jamie O’Brien e mais tarde Dane Reynolds e Jordy Smith começaram a incluir o “Rodeo” nas suas secções de vídeo.

Na WSL foi acertada possívlmente apenas 4 vezes, por Pat Gudauskas no WQS, Heitor Alves no WCT de Trestles, por Matt Wilkinson num WCT em Portugal e por John John Florence no Oi Rio Pro de 2015.

(A primeiro “Rodeo Clown no Pipe Masters de 1999)

(Os rodeos de Jamie O’Brien)

(O Rodeo mais mediatico da história)

Comentários