10 duplas, compostas por muitos dos mais destemidos surfistas do planeta, irão em breve disputar a vitória de um dos campeonatos mais “pesados” da história do surf, o Nazaré Tow Surfing Challenge.

Fica a conhecer cada uma das duplas confirmadas para este evento:

Team World | Andrew Cotton & Tom Butler

Como muitos outros competidores do Nazaré Tow Surfing Challenge, Andrew Cotton não tinha ondas grandes ao seu alcance no Sudoeste da Inglaterra, onde cresceu. Mas a atracção por ondas pesadas estava dentro dele e muito rapidamente começou a perseguir as maiores ondas que o seu país tinha para oferecer. Eventualmente viajou para locais como Fiji, Austrália e Havai, tendo começado a fazer um nome para ele próprio pelas suas prestações nas ondas de Waimea. No entanto a sua profissão durante muitos anos era de canalizador, oficio que o sustentou enquanto desbrava ondas gigantes mais perto de casa, como Mullaghmore, na Irlanda. Foi aí que chamou a atenção de Garrett McNamara, que o convidou, em 2010, para fazer parte da primeira equipa a testar os limites da Nazaré. A parceria foi bem sucedida já que foi Andrew quem puxou McNamara para a onda que teve o recorde de maior alguma vez surfada até recentemente. Pouco tempo depois o britânico abandonou a canalização para se dedicar ao surf a tempo inteiro, tornando-se numa das maiores referência da Europa no mundo das ondas grandes.

 

 

Tom Butler é um dos poucos surfistas deste evento que além de surfar ondas grandes, é dos melhores do seu país em ondas “normais”. Depois de uma carreira competitiva sólida nos circuitos do seu país, Tom evoluiu para o surf de ondas pesadas, tendo conseguido grande projecção entre as ondas da Nazaré e Mullaghmore. Em Dezembro de 2018 surfou uma onda que muitos acreditam que irá destronar a actual maior onda alguma vez surfada de Rodrigo Koxa, também surfada na Praia do Norte. Especulas-se que a onda tenha batido os 100 pés de altura, algo que ainda não foi nem negado nem confirmado pela WSL ou pelo Guinness World Records, algo que poderá acontecer em breve.

 

 

O período de espera do Nazaré Tow In Surfing Challenge já começou e vai até dia 31 de Março de 2020. Fica a saber mais AQUI!

Comentários