Mini-Entrevista com Edgar Nozes | Campeão Nacional Universitário 2013

publicado há 4 anos por 0

EDGAR-NOZES-MINI-ENTREVISTA

Nem sempre acontece assim mas, neste caso, à terceira foi de vez! Edgar Nozes tem competido no circuito universitário de surf, e apesar de ter “fornecido” preciosos pontos à sua Universidade (Lusófona), o título individual estava a iludi-lo. Nozes é um dos melhores surfistas do nosso país e o melhor do mundo universitário, e finalmente conseguiu este título que ninguém merece mais do que ele. A ONFIRE sentou-se com Edgar na praia de Carcavelos para saber mais sobre o que significa para si este título nesta fase da sua carreira.

Edgar conta-nos qual é o teu mais recente título…

Campeão nacional universitário 2013. A etapa que decidia o título realizou-se este fim de semana que passou, na Praia do CDS. O mar estava difícil, meio metro on-shore e no domingo fiz quatro heats mas correu bem!

Quem estavana final contigo?
Paul Grey, António Vieira e o Alexandre Almeida. Além deles havia outros que surfavam bem, como Martim Gonçalves e o Tiago Silva, que são surfistas que se não tiver cuidado vencem-me.

O que significa este título para ti?
É importante a nível académico, competitivamente eu ambiciono um bocado mais mas este é um título importante para a Universidade Lusófona, que me patrocina.

Estás a conseguir conciliar os estudos, trabalho e surf?

Sim, dentro do possível. Tenho feito um pouco de tudo, não tenho feito as cadeiras todas mas tenho estado a fazer aos poucos.

Esta foi a tua terceira tentativa de conseguir este título, como foram as outras?

Entrei em 2009/2010, na Costa também, e perdi nas meias finais com o Nuno Telmo e mais alguém. Depois entrei no ano passado e ganhei as duas etapas de qualificação. Na finalíssima estava a liderar com duas ondas sólidas, comecei a arriscar muito e acabei por cair em algumas ondas. Depois o João Guerra apanhou a melhor onda que entrou e fez a nota que precisava para passar para a frente, e acabou por ganhar.

O facto de já teres sido visto como favorito nos outros anos e mesmo assim não teres conseguido o título fez com que ficasses nervoso nesta final?
O ano passado estava, por ter ganho as duas etapas, mas nesta sabia que se não vacilasse novamente dava para ganhar.

Com este título já “in the bag”, quais são os teus objectivos para 2013?

Acima de tudo voltar a estar em forma pois por várias razões perdi um bocado neste último ano. Quero voltar a entrar no top10 da Liga porque é onde eu acho que nunca devia ter saído!

 

Comentários