É real a disputa entre tecnologias de piscinas de ondas, uma “guerra” onde Kelly Slater tem muito em jogo.

Durante décadas a qualidade de ondas nas piscinas variava entre o “divertido” e o “marginal“, sendo surfadas mais pela novidade de estar fora do oceano que pelo que realmente se retirava das ondas. Tudo mudou no início da década quando a WaveGarden lançou o seu protótipo no País Basco e começou a “colher os frutos” de ser a primeira no mercado nesta época moderna de tecnologias de piscinas de ondas.

Ao longo dos anos a WaveGarden foi convidando muitos dos melhores surfistas do mundo a visitar a sua base e, curiosamente, Slater nunca apareceu. Mas havia uma razão para a ausência do “G.O.A.T.”, Slater estava para lançar a sua própria tecnologia, que divulgou oficialmente pela primeira vez em Dezembro de 2015. Foi aí que esta batalha pelo mercado das wave pools realmente começou e pouco depois aparecia mais um sério player, a tecnologia utilizada no BSR Park, em Waco, que permitia um surf mais progressivo que nas restantes. Se por um lado a WaveGarden aproveitou o seu estatuto de primeiro no mercado e ainda foi evoluindo o seu produto, a de Kelly teoricamente produzia as melhores ondas, além de beneficiar da projecção toda que KS e WSL podem proporcionar. Mas o que é certo é que é no Texas que se produzem os momentos mais mediáticos, com direito a eventos de grande impacto como o Stab High.

É tão certo que há ali algo tão especial que até Slater foi visitar esta piscina. Aparentemente os seus amigos Dorians e Kerrs estavam a caminho do BSR Park para produzir algumas imagens, Kelly juntou-se e foi muito bem recebido. É natural que esta visita seja algo mais do que apenas uma oportunidade de surfar com os amigos, mas só se saberá ao certo mais à frente. Muitos consideram que a piscina de Slater é difícil de surfar até para os melhores surfistas do planeta e que lhe falta secções que proporcionem um surf mais progressivo, sendo no fundo o oposto da piscina de Waco.

E por falar em Kelly Slater, o 11x campeão mundial mais uma vez reforçou o seu estatuto de melhor surfista de todos os tempos, com um episódio exclusivo na nova série da Apple TV,  “Greatness Code”, ao lado de nomes como Lebron James, Tom Brady, Usain Bolt e Shaun White, entre outros…

 

Comentários