Faleceu esta manhã o havaiano Derek Ho, de causas ainda não reveladas. “Uncle Derek” tinha sido hospitalizado ontem e encontrava em estado crítico.

Derek, que é irmão do também conhecido Mike Ho e tio dos mediáticos Mason e Coco Ho, foi um dos melhores surfistas do mundo entre os anos 80 e início dos 90. Foi nos anos 80 que se sagrou vice-campeão do mundo, venceu o Pipe Masters e venceu três vezes a Triple Crown of Surfing. Apesar der vencido novamente a Triple Crown em 1990 a sua carreira parecia estar em forte declínio, mas em 93 voltou ao seu melhor surf e chegou à última prova do ano, o Pipe Masters, no top5. Foi aí que aconteceu uma das reviravoltas mais surpreendentes da história do surf profissional, os principais candidatos ao título começaram a cair e Ho venceu a prova e o título, o primeiro do género por um surfista havaiano.

Dois anos depois numa sessão de free surf em G-Land Derek sofreu uma lesão grave e mesmo tendo recebido um wildcard para competir no tour do ano seguinte, a sua forma nunca regressou e não se conseguiu aguentar no circuito. Mesmo assim o seu surf manteve-se num nível alto o suficiente para ser constantemente destaque em esquerdas tubulares como Pipeline e Desert Point. Em 2018 passou por Portugal, mais especificamente nos Açores, para competir no Azores Airlines World Masters Championship, onde terminou em 7º lugar, e manteve a competir em provas havaianas do circuito QS até Fevereiro de 2020.

Derek Ho tinha apenas 55 anos, RIP…

Notícia em actualização!

 

(Uncle Derek em Pipeline em Dezembro de 2018)

Comentários