Corria o ano de 2013 e fui chamado pela REEF para fotografar um fim de semana com o seu team durante o mês de Novembro. Nessa altura o Team Manager da marca era o Tomás Valente, os restantes surfistas eram o Francisco Alves, o Pedro “Pecas” Monteiro e o João Moreira.

 

Tomás Valente

 

Tínhamos combinado descer pela Costa Alentejana até ao Algarve, pois em Novembro devia haver umas ondas de certeza e aliávamos as ondas ao lifestyle. A nossa base seria o Hostel (The Shelter) dos irmãos Mouzinhos, que além de também surfarem connosco tratariam da logística das refeições e das saídas nocturnas, caso houvessem.

 

No entanto no dia em que iríamos arrancar constatámos que havia uma flatada nacional, sim nacional, até na Praia Grande estava flat!! Previsões de levante também não havia, por isso tínhamos 99% de hipóteses de não apanharmos ondas, o que, diga-se de passagem, é tudo menos o que queremos numa surftrip.

 

João Moreira

 

O “Xico” Alves levantou logo o dedo a dizer que estava lesionado num tornozelo e que não podia ir… Não sei porquê, mas aquilo pareceu-me uma desculpa de última hora e o Tomás valente como team manager, disse que todos iriam, se não houvesse surf faríamos só lifestyle, não havia problema. Também sem levantar problemas, mas a levantar muitos risos durante o fim de semana, o Xico lá veio connosco, e ainda bem. Nesta altura o Xico Alves estava no seu topo de forma e mesmo que desse meia onda eu gostava de o ter connosco. Outro pormenor desta viagem, é que estava um frio de rachar cá em cima!!

 

Francisco Alves

 

Descemos sexta feira já formatados para um fim de semana sem ondas e fomos directos ao hostel, instalámo-nos sem grandes expectativas (que é o melhor que se pode fazer) e de manhã fomos directos à Costa Sul ver o mar…. Surprise surprise!!!! Contra tudo e contra todos e não me perguntem como, estavam umas ondas muito fixes e com aquele calor típico do Algarve (que me permitiu fotografar de tronco nu o dia todo). À nossa turma juntou-se o Alex Botelho, o Marlon Lipke e o Luca Guichard.

 

Marlon Lipke

Luca Guichard

Miguel Mouzinho

Luca Guichard

André Mouzinho

 

Demos duas surfadas com aéreos, rasgadões e tudo o que tínhamos direito! Foi um dia em cheio que ainda melhorou à noite com um ou dois copos na vazia noite de Lagos e culminou no hostel a ver o heat do Kikas em Sunset! Priceless….

 

Pedro “Pecas” Monteiro

 

O dia seguinte amanheceu flat na costa sul, mas depois de checkarmos a Cordoama e Castelejo optámos pelo meio metrinho off-shore e sem ninguém que o Castelejo nos oferecia de mão beijada, umas ondas bem curtidas já sem o calor da costa sul, mas com o off-shore cortante da costa Oeste.

 

Francisco Alves

 

Voltámos para casa de papo cheio e com a certeza que vale sempre a pena o risco, mesmo quando as previsões não são boas. Quanto à lesão do xico, desde que chegámos ao Algarve nunca mais ouvi falar dela, e ainda bem! Pois o 360º de backside que deu à minha frente foi dos melhores que tinha visto até à data.

 

 

Acompanha o trabalho do André Carvalho AQUI!

Comentários