Tubarão “expulsa” surfista da água em S. João do Estoril

publicado há 1 ano por 23

TUBARAO-EM-S-JOAO-DO-ESTORIL

A tempestade Joaquin entrou com força na nossa costa e, como já é típico neste tipo de temporais, trouxe consigo algumas surpresas. Além da chuva e fortes ventos, chegou à costa do Estoril um tubarão, uma espécie que raramente vista perto de terra em Portugal.

Esta manhã, enquanto surfava sozinho num reef break de S. João do Estoril, a Bolina, o ex-top nacional e actual representante da marca em Hurley em Portugal, Gonçalo Lopes, teve um encontro de primeiro grau com este seláceo.

Poucos minutos depois do acontecimento, e ainda visivelmente “adrenalizado” mas sem um arranhão, Gonçalo relatou o acontecimento em exclusivo para a ONFIRE.

Estava na Bolina a fazer surf, sozinho na água. Olhei para o lado esquerdo, o lado da Praia da Poça, e vejo uma coisa preta, uma “quilha” ao cimo de água. Inicialmente não liguei muito, achei que era um pato ou algo grande de plástico. Mas vejo aquilo a vir na direcção da Bolina e quando olhei para trás e começo a ver um volume “gigante”. Na altura ainda achei que era uma vaca morta ou algo assim.

Olho outra vez e vejo uma quilha, perfeitamente a andar direitinha à minha volta. Entretanto veio um set, que passa por cima do volume e vejo perfeitamente um tubarão de dois metros e meio!

Vejo o “bicho” e começo a remar que nem um maluco, entrei pelas pedras a dentro e saí da água. Nunca me tinha acontecido uma coisa destas. Já mergulhei com tubarões na Tailândia, mas eram inofensivos. Tirando isso nunca tinha estado dentro de água com um tubarão tão perto de mim. Que susto!

Entretanto Gonçalo saiu e avisou os surfistas que estavam na Praia da Poça para saíram da água e dentro de minutos o line up estava livre de seres humanos!

Comentários

  1. Manel diz:

    Era um Peixe Lua – Mola Mola 😉

  2. ricardo diz:

    valei com a policia marítima de cascais e no a pareceu nenhum tubarao

  3. ricardo diz:

    mas não o vao tirar? ou fazer um comunicado a todos ainda vai aver alguém erido . mas eu faz surf ai e tenh ido todos os dias

  4. luis ferreira diz:

    isto e efeitos da xegada do hallowen ja veem tubaroes que parecem vacas.
    se consultarem a net temos o tubarao malhado logo a visao do unico surfista na agua foi de uma vaca.lolol

  5. luis ferreira diz:

    amigo mete mais tabaco….

  6. cesar gama diz:

    duvido k seja um tubarao martelo pois a barbatana k se ve na foto nada tem a ver com uma barbatana de um martelo a barbatana dos martelos sao menos largas e nais pontiagudas nao fazem akela volta no cimo da barbatana

    • ML diz:

      Desculpa lá Cesar Gama mas qual foto?? Nao existe foto nenhuma…em todo caso já referi q a historia do tubarao martelo é falsa e apenas apareceu em comentarios abaixo do “joao” e “ofir”…liguei para a policia maritima e os mesmos desconfirmam q tenham avistado qq tubarao, muito menos o martelo..o mais provavel é q esta historia tenha sido inventada pelo unico surfista q o viu..

  7. ML diz:

    Parece que existem algumas informações falsas nos comentários abaixo (de joão e Ofir) que me leva a pensar que toda esta notícia talvez seja uma grande treta e uma forma de afugentar crowd da água!!

    Liguei para a polícia marítima de Cascais que desconfirma qualquer avistamento de tubarão martelo (ou de qualquer outro) da parte da mesma. Apenas confirmam o relato de um avistamento da parte de um único surfista o que é no mínimo estranho tendo em conta que estavam várias pessoas na água.

  8. ML diz:

    Mas abaixo existem comentários que dão a entender que a polícia marítima confirmou o avistamento de um tubarão martelo, afinal em que ficamos??…em todo o caso ainda que sejam comuns na nossa costa não é frequente aparecerem no “line-up” nem se deve desprezar a sua perigosidade. No mínimo a polícia marítima devia ter investigado o local e tentar seguir-lhe o rasto. Na linha surfam diariamente centenas de pessoas!!

    • Devia ser uma “Gata” que é uma espécie de tubarão inofensiva.
      Nasci no Estoril e fiz muita “caça submarina”… vi muitas “Gatas” e algumas bem grandes.
      Estes “surfistas de piscina” deviam aprender o que é o mar antes de lá entrarem!
      Hehehe!!!

  9. Zu diz:

    Quando entram swell do Sul, tem tendência para empurrar águas sub-tropicais neste costa..
    Assim nao e estranho que um tubarão dessas aparece.
    O facto e que o melhor de pesca fica longe das praias (e por isso e raro ver estes bichos)

  10. Eles aparecem sempre quando estamos sozinhos …hehehe

  11. Se é tubarão martelo não é tão raro como isso, nas nossas águas

    • Ola Gui. Não sabemos ao certo, apenas temos o relato do Gonçalo Lopes que até comentou que não lhe pareceu que fosse um tubarão martelo…

  12. Mas afinal qual era a espécie ??

  13. ML diz:

    Então mas não sai em mais noticiário nenhum, nem existe nenhum comunicado formal da polícia marítima em relação ao assunto? Está bem que o tubarão martelo não é dos mais perigosos, mas é conhecido por ter feito já alguns ataques pelo mundo fora…tendo ainda por mais sido avistado pela polícia marítima era de se esperar algum comunicado formal da parte da mesma ou é esperar que algum miúdo fique sem uma perna ou fique gravemente ferido para a malta se mexer!! Em todo o caso parabéns ao onfire surf pelo esclarecimento e ao “João” e “ofir” pelos comentários esclarecedores…faz toda a diferença avistar-se um tubarão azul ou um tubarão frade e um tubarão martelo que já representa algum perigo!!

  14. joao diz:

    Confirma-se hoje mesmo na policia maritima, em conversa confirmaram o avisramento de um tubarão martelo na zona, realmente estranho nas nossas águas frias. Isto em conversa com o tenente Machado Lima

    • Obrigado pela informação!

    • Rui Vicente diz:

      Caro João, das 10 espécies conhecidas de Tubarão Martelo, apenas 3 são consideradas perigosas. Até hoje houve 33 ataques, nenhum deles fatal. Quanto à água fria, vejo sempre este comentário quando se fala de tubarões nas nossas águas…o Martelo distribui-se por quase todo o Mundo, em águas quentes e temperadas. Portugal está nessa lista. Se procurar na Net, verá que até o tubarão Branco procria nas nossas águas, e depois sai em direção ao Atlantico ou entra no Mediterrâneo.

  15. lazy diz:

    que dramatização …

  16. ofir diz:

    Foi avistado novamente hoje á tarde tratava-se de um tubarão martelo