Tiago Pires é o novo agente e mentor de Vasco Ribeiro

publicado há 4 meses por 1

Vasco-Ribeiro-e-Tiago-Pires

Há algum tempo que esta “bomba” circulava nas redes internas do surf nacional mas só agora foi tornada pública!

Vasco Ribeiro e Frederico Morais sempre tiveram um sonho comum, qualificar-se juntos para a elite do surf mundial, o CT. Frederico Morais, como todos sabemos, garantiu a sua qualificação no final do ano passado e estará na elite pela primeira vez este ano.

Vasco Ribeiro, que tem no seu curriculum vitae impressionantes títulos, como o de campeão mundial júnior, campeão europeu júnior e 3x campeão nacional, está também a caminho da qualificação e, tal como acontecia no caso de Morais, não é uma questão de “Se” mas de “Quando”!

E a grande novidade é que Vasco Ribeiro tem agora um elemento de gigantesco peso na sua equipe de trabalho, nada mais nada menos do que o primeiro português na elite do surf mundial e, sem dúvida, o mais icónico surfista que o nosso país já viu nascer, Tiago “Saca” Pires.

Pires assume desde o início deste ano a posição de agente e mentor da carreira de Vasco Ribeiro, e o objectivo de ambos é garantir que Ribeiro estará na elite do surf mundial já em 2018!

Este é o parte do surf que Vasco Ribeiro tem de mostrar para se qualificar para o CT em 2018. Photo by Carlos Pinto | DEEPLY

Este é o parte do surf que Vasco Ribeiro tem de mostrar para se qualificar para o CT em 2018. Photo by Carlos Pinto | DEEPLY

O “namoro” começou há uns tempos atrás, quando Vasco abordou Pires desta possibilidade. O timing não poderia ser mais perfeito, pois Pires tinha abandonado a competição, lançado o seu documentário e muito provavelmente procurava um projecto grande para os próximos tempos. “Após refletir sobre o que seria o meu futuro próximo em termos de carreira e com uma vontade que já vem de há muito de ser agente desportivo, decidi abraçar este projeto e aceitar o convite do Vasco.“, confessa Tiago Pires.

Há, no entanto, um outro elemento de peso nesta equipe, José Seabra. Nome incontornável do surf português, Seabra foi um dos grandes responsáveis pela carreira de Tiago Pires, e o big wave rider assume neste trio o papel de treinador.

A minha função não é a de treinador, essa deleguei ao José Seabra, mas sim a de mentor e também agente de carreira. Quero ser o pilar que está por trás do atleta para o apoiar em tudo o que for preciso. A ideia é fazer do Vasco um atleta completo e consistente. Vamos trabalhar nas várias vertentes – física, técnica, mental e nutricional – para fazermos dele um atleta melhor preparado e com uma longevidade de carreira acima da média”, conclui Tiago Pires.

E o melhor surfista português de todos os tempos não poupa elogios largos ao seu discípulo: “Para mim isto é um enorme desafio, talvez o segundo maior da minha vida profissional depois da minha qualificação. Eu vivo para este tipo de momentos. Depois de parar em 2016 para a realização do documentário, cheguei a um momento em que preciso novamente de um desafio grande e este parece-me à altura. Para mim o Vasco é talvez o maior talento que Portugal já viu crescer em termos de surf e o potencial dele chegar muito longe é grande.

Tiago Pires e Vasco Ribeiro, juntamente com José Seabra, prometem uma equipe de sonho para o objectivo do surfista de 22 anos, a qualificação para a elite. Photo by Hugo Silva | Red Bull Content Pool

Tiago Pires e Vasco Ribeiro, juntamente com José Seabra, prometem uma equipe de sonho para o objectivo do surfista de 22 anos, a qualificação para a elite. Photo by Hugo Silva | Red Bull Content Pool

Obviamente que Ribeiro não poderia estar mais orgulhoso por ter esta gigantesca equipe consigo: “Estou muito contente por começar este projeto, por ter o Saca como mentor e agente, o José Seabra como treinador, e por estar a trabalhar com toda a equipa envolvida nisto. Tem sido ótimo e tem tudo para dar certo, com toda a experiência que o Tiago tem e que certamente me vai ajudar imenso. Agora é trabalhar forte e trabalhar bem para conquistar os meus objetivos. E o objetivo principal é a qualificação para o CT.

Para Ricardo Aragão, Head of Marketing da DEEPLY, principal patrocinador da marca, a equipa que agora está por trás de Vasco Ribeiro no lado técnico é vencedora: “Desde o início que acreditamos profundamente no sucesso do Vasco. O ano 2016 foi claramente muito inferior ao seu potencial e era notório que o caminho a seguir teria de ser diferente. A participação do Saca na estratégia futura do Vasco traz um elevado grau de motivação aliado a um outro nível de dedicação e exigência para o Vasco. Os objetivos continuam os mesmos e agora acreditamos que temos melhores condições para os atingir. Quando o Vasco entrou para a DEEPLY, o facto de ser uma marca portuguesa com ambições internacionais ia em linha com as suas ambições. Uma vez mais, com um forte apoio de uma equipa portuguesa, vamos todos dar o nosso maior contributo para o sucesso do Vasco.”, comentou Aragão.

A primeira prova à solidez desta gigante equipe acontecerá muito brevemente, uma vez que Vasco Ribeiro irá partir para a Austrália já no dia 15 de Fevereiro para competir no primeiro QS6000 do ano, o Maitland & Port Stephens Toyota Pro. A este seguir-se-á mais um QS6000, o Australian Open of Surfing, ambas as etapas cruciais para quem procura a qualificação para a elite!

#govasco

 

Comentários

  1. Pedro diz:

    Desejo sucesso e concretização de objetivos. Força Vasco, junta-te ao Kikas no CT, e que ele se consiga manter lá contigo, e quem sabe mais portugueses, muitos anos.