Não, não é Frederico Morais pois entre os 32 surfistas do Championship Tour da WSL da actualidade apenas se encontram 5 com títulos mundiais e 3 deles estão virtualmente fora da disputa pelo título em 2018.

No entanto, em outro evento da WSL, o Azores Airlines World Masters & Grand Masters Championships, estão presentes muitos campeões mundiais da IPS/ASP (actual WSL) dos anos 70, 80 e 90. É na categoria Masters, mais de 45 anos, que um português terá 11 ex-tops do CT como adversários na disputa pelo título, sendo que 6 deles, Martin Potter, Sunny Garcia, Damien Hardman, Derek Ho, Tom Curren e Mark Occhilupo, foram campeões mundiais.

O representante português nesta categoria é o surfista que até ao surgimento de Tiago Pires era “largamente” reconhecido como o melhor surfista português de todos os tempos, João Alexandre “Dapin”. O goofy de Carcavelos teve uma carreira competitiva abaixo do que se deveria esperar mas em free surf o seu nível estava muito acima de todos os outros no nosso país. Apesar de ter abandonado a competição há vários anos o seu surf continua “de ponta” e é sem dúvida um nome a ter em conta nesta prova.

Nas outras categorias, Women Masters e Men GrandMasters encontram-se mais 6 campeões do mundo, fazendo deste evento a maior concentração de lendas de surf de sempre em águas portuguesas. O World Masters Championship realiza-se entre os dias 18 e 23 de Setembro na Praia de Santa Bárbara, São Miguel, Açores.

Lista completa de competidores
Women Masters:
1- Beachley,Layne (AUS)
2- Burridge,Pam (AUS)
3- Menczer,Pauline (AUS)
4- Ballard,Rochelle (HAW)
6- Zamba,Frieda (USA)
5- Jodie Cooper (AUS)

Men Masters:
1- Potter,Martin (GBR)
2- Garcia,Sunny (HAW)
3- Elkerton,Gary (AUS)
4- Hardman,Damien (AUS)
5- Ho,Derek (HAW)
6- Curren,Tom (USA)
7- Occhilupo,Mark (AUS)
8- Egan,Luke (AUS)
9- Macaulay,Dave (AUS)
10- Gouveia,Fabio (BRA)
11- Beschen,Shane (USA)
12- Alexandre,Joao (PRT)

Men Grand Masters:
1- Tomson,Shaun (ZAF)
2- Bartholomew,Wayne (AUS)
3- Ho,Michael (HAW)
4- Horan,Cheyne (AUS)
5- Hedemann,Hans (HAW)
6- Winton,Glen (AUS)
7- Anderson,Simon (AUS)
8- Kerbox,Buzzy (HAW)
9- Buchanan,Iain (NZL)

Comentários