Surf torna-se (oficialmente) desporto olímpico

publicado há 10 meses por 0

surf-nos-jogos-olimpicos

Já se falava da possível presença do surf nos jogos olímpicos há décadas, mas hoje foi finalmente oficializado. Nem sempre houve um consenso em relação a este tema já que muitos punham em causa a credibilidade deste título em comparação aos que são atribuídos pela WSL.

Mas é inegável que o desporto em si terá um “profile” muito mais alto se estiver entre as modalidades olímpicas. Uma das pessoas que mais lutou para tornar esse sonho realidade foi o presidente da ISA, Fernando Aguerre, que desde 1994 fez desse trabalho uma das suas principais missões na vida.

E foi hoje que esse trabalho foi reconhecido, quando o Comité Internacional Olímpico anunciou a presença do nosso desporto nos jogos de 2020, no Japão. Para já pouco mais se sabe além de que será um evento em que cada uma das categorias, feminina e masculina, terá 20 surfistas a representar nações diferentes. Outra novidade é que será realizado realmente no mar, contrariando as especulações de que seria construída uma piscina de ondas para esse efeito.

Ainda não é conhecido o modo de qualificação para os jogos olímpicos mas passará provavelmente pelos eventos da ISA. Apesar de ainda haver questões para afinar, este dia ficará para sempre marcado como um momento histórico para o nosso desporto.

(Afinal não vai ser uma piscina da Kelly Slater Wave Company que as medalhas olímpicas serão distribuidas…)

Comentários