Jon Pyzel é um nome relativamente recente no meio dos “gurus” do shape mundial, mas a cada ano que passa chega mais perto do topo.

Este shaper norte-americano nasceu e cresceu na califórnia, até emigrar para o Havai, onde começou a sua carreira. Tudo começou enquanto trabalhava na fibragem de pranchas de surf, um local onde aprendeu muito sobre o mundo do shape, debaixo da tutela de nomes como Jeff Bushman, entre outros.

Eventualmente criou a sua próprio marca, a Pyzel Surfboards e com ela patrocinou e acompanhou desde muito novo um surfista local que décadas mais tarde se tornaria o melhor surfista do mundo. John John Florence surfa com pranchas Pyzel desde muito pequeno e quando se tornou um dos surfistas mais populares do planeta elevou a marca que o acompanhou desde sempre a um nível muito alto de reconhecimento.

Mas o sucesso de Pyzel não se limitou a um surfista apenas pois as suas pranchas, versão FireWire, venceram etapas do Championship Tour nos pés de Michel Bourez e Sally Fitzgibbons.

Em 2015 a revista australiana STAB desenvolveu um dos desafios mais interessantes alguma vez lançados aos melhores shapers do mundo, o “Stab in the Dark”. Para participar os shapers tinham que produzir uma prancha para um surfista mistério, sobre o qual sabiam apenas peso e altura.

No primeiro ano o surfista era Julian Wilson, que atribuiu a vitória à prancha DHD. Em 2016 o surfista foi Dane Reynolds que decidiu que a melhor prancha entre as 12 que recebeu era uma Pyzel Surfboards, que conseguia a vitória na sua primeira participação neste competitivo evento.

A edição de 2017 da “Stab in the Dark” coube a Jordy Smith, um surfista que cresceu numa fábrica de pranchas e tem um conhecimento sobre o mundo do shape acima da média. Smith chegou a 4 (pranchas) finalistas depois de muitos testes nas Mentawai, entre as quais estavam Bradley, Gee Force e JS. Mas a grande vencedora, para grande surpresa até de Jordy, foi novamente uma Pyzel, provando que este shaper está mesmo entre os melhores do mundo. Parabéns Pyzel!

A marca Pyzel Surfboards é representada em Portugal pela Polen Surfboards, descobre como podes encomendar a tua próxima prancha “mágica” AQUI!

Comentários