E se, aos 17 anos, uma das pessoas mais ricas do mundo te oferecesse mais de 50 milhões de euros pelo teu negócio, o que farias? Se o teu nome fosse Zach Marks, não aceitavas…

O seu último nome pode ser-te familiar, uma vez que a sua irmã, Caroline, é a mais jovem rookie da história do Championship Tour da WSL, fazendo o seu ano de estreia com apenas 16. Há mais 4 irmãos nesta família de surfistas da Flórida, Luke, também surfista profissional, Jack, Dawson e Victória.

Conta a “lenda” que, quando tinha 11 anos, o pai de Zach não gostou do facto do seu filho já ter mais de 700 amigos no Facebook e obrigou-o a apagar a sua conta, dizendo que era impossível que conhecesse mais de 10% deles. Dias mais tarde Zach criou outro perfil, sob um nome falso, e quando o pai descobriu avisou-o que se o fizesse de novo perdia o acesso ao seu computador. Não aceitando estar desconectado das redes sociais, Zach perguntou se podia criar a sua própria rede, “by kids, for kids”, um local mais seguro onde só se pode fazer parte até aos 16 anos. O seu pai disse “boa sorte” e actualmente trabalha para o filho…

Contra todas as expectativas a “Grom Social” teve muito sucesso e em Outubro de 2017 já tinham os 6 milhões de utilizadores. O sucesso desta rede social chegou aos ouvidos de Mark Zuckerberg, que tentou adquiri-la pelo preço acima referido mas Marks não aceitou pois queria manter o controlo do projecto. Entretanto a “Grom Social” passou a ser cotada na bolsa o que significa que, se Zuckerberg quiser, poderá comprar acções da mesma e juntá-la aos seus outros “projectos”, as duas maiores redes sociais da actualidade, Facebook e Instagram!

E tu, eras capaz de recusar a oferta?

(Zach Marks, aos 8 anos…)

Comentários