Schroff VS Hayden | Rivalidade entre dois shapers

publicado há 5 meses por 0

shapers-wars

Hayden Cox é um shaper australiano que começou um pequeno império no mundo das pranchas de surf. As pranchas HS são vistas hoje um pouco por todo o mundo e o modelo Hypto Krypto tem sido um dos mais vendidos nos últimos anos apesar de, em países como Portugal, serem vistas em pouca quantidade devido a stocks limitados e ao elevado custo.

Além de ter desenvolvido este e outros “best sellers”, Cox desenvolveu e patenteou a fibragem FutureFlex, que também contribuiu para o recente fluxo de pranchas com construções diferentes em epoxy. Parte do sucesso desta marca deve-se ao aspecto e leveza das pranchas, mas o facto de surfistas como o mítico Craig Anderson as usarem também tem ajudado a aumentar a sua popularidade.

Por sua vez Peter Schroff é um shaper que teve algum sucesso nos anos 80, fazendo pranchas para muitos dos grandes surfistas californianos da altura, como por exemplo Brad Gerlach. Depois de duas décadas parado, Peter voltou a fazer pranchas, apesar de não ter grande sucesso fora do sul da Califórnia. Peter tem uma certa “veia” de artista e a sua imagem gráfica, que era usada nas pranchas, peças de roupa da marca e anúncios de revista, estava anos à frente de grande parte da indústria.

Hayden também tem um olho especial para design e imagem, que é ao que muitos atribuem o seu sucesso. E como great minds think alike, aparentemente têm alguns “gráficos” que são muito parecidos e Schroff considera que o australiano o plagiou.

Não se sabe se houve algum contacto entre os dois antes de Peter ter começado o ataque mas o que é certo é que a conta de instagram da sua marca passou a ser quase inteiramente dedicado à Hayden Shapes. Os posts variam mas quase todos criticam Cox, as suas pranchas e todos os praticantes que as usam, considerando-os “paparucos”, sempre completo com hastags #hyptokripto e #haydenshapes.

A certa altura a esposa de Hayden comentou numa das imagens no instagram e foi insultada por Peter e até Gerlach se envolveu nesta troca de mensagens, em defesa do shaper californiano. O ponto mais alto, ou mais baixo dependendo do ponto de vista, foi quando Schroff fez um vídeo a destruir uma prancha modelo Hypto Krypto com uma motoserra.

Apesar desse post ter ganho muita visibilidade e até ter alguns seguidores, o que é certo é que o tempo passa e Peter Schroff mantém-se como um shaper sem grande destaque enquanto que Hayden Cox continua a crescer e cada vez é mais raro não ver pelo menos uma prancha sua em dias de crowd.

Comentários