Quem fez mais notas 10 nos últimos 5 anos? Gabriel Medina ou Kelly Slater?

publicado há 9 meses por 0

NOTAS-10-QUEM-FEZ-MAIS-GABRIEL-MEDINA-OU-KELLY-SLATER

Fazer uma nota 10 numa prova surf do Championship Tour é algo que está reservado a uma elite dentro da elite. São muitos os surfistas que se reformam do tour sem ter conseguido uma “onda perfeita”, pontuada com 10 pontos.

Mas há surfistas que estão tão acima da média que fazem notas 10 com alguma regularidade. Kelly Slater compete no Championship Tour desde o ano em que foi feita a transição de um tour único para duas divisões e é com toda a certeza o recordista de notas 10 da WSL.

Gabriel Medina ainda não era nascido quando Slater venceu o seu primeiro título mundial, mas nos últimos anos tem feito uma ascensão incrível e caso consiga ter a longevidade de Kelly no tour, poderá conseguir superar algumas das marcas do 11x campeão mundial.

E será que nos seus 5 anos (Medina foi um dos poucos que entrou a meio do ano em 2011) conseguiu superar o número de notas 10 de Slater no mesmo período?

A resposta é… Não!

Começando o evento de estreia de Medina como membro do Championship Tour, o Hurley Pro Trestles de 2011 (prova vencida por Slater), e terminando no Fiji Pro de 2016 (prova vencida por Medina), o brasileiro marcou 12 notas 10. Já Kelly Slater conseguiu 17 notas 10.

Caso esta análise reflectisse apenas 2015 e 2016 (até ao Fiji Pro), Gabriel seria o líder deste “ranking”, com 5 notas 10, contra 2 de Slater.

No entanto em 2014, o ano do seu primeiro e único título, Medina apenas fez uma nota 10, contra três de Slater. Em 2013 Kelly fez 6 notas 10 (duas delas no mesmo heat) contra apenas 2 de Medina. 2012 também foi um ano melhor para Kelly, que conseguiu 5 notas 10, enquanto que Gabriel “apenas” fez 3. E no primeiro semestre no circuito, do que viria a ser o primeiro campeão brasileiro deste circuito, cada um destes dois surfistas marcou uma nota perfeita.

Destas 17 notas de Slater, pelo menos 12 foram em tubos enquanto que Medina tem conseguido fazer esse tipo de notas com manobras e, em alguns casos, com uma manobra apenas!

Há quem diga que a reforma de Slater está para acontecer em breve, será que até lá o brasileiro consegue passar à frente deste ranking?

(Há 7 anos uma nota 10 à base de manobras era assim…)

(Actualmente uma nota 10 à base de manobras é assim…)

Tiago Pires fez uma nota 10 no seu ano de estreia. Fica a conhecer a história do seu heat AQUI!

Comentários