Recentemente a ONFIRE apresentou a lista dos melhores surfistas que nunca venceram no circuito nacional de surf mas, quem serão os mais dominantes entre os que venceram? Analisamos os rankings dos últimos 18 anos, de 2002 a 2019, para perceber quem foram os surfistas que mais venceram no circuito nacional/Liga MEO Surf…

 

Frederico Morais – 12 vitórias
Kikas venceu pela primeira vez em 2009 e nos últimos 4 anos, por ter feito parte do Championship Tour, competiu em apenas uma das últimas 20 etapas que se realizaram neste circuito. Isso significa que o seu rácio de vitórias é dos mais altos de sempre deste circuito, o que confirma o seu estatuto de melhor surfista português da actualidade.

 

 

Justin Mujica – 12 vitórias
Justin tem mais vitórias além das 12 dos últimos 18 anos, já que meses depois de chegar a Portugal estava a vencer etapas do circuito ANS, tendo conquistado o título desse mesmo ano, 1999. A sua última vitória aconteceu em 2010 e mesmo com a entrada de uma fortíssima nova geração Justin podia ter vencido mais etapas caso não tivesse desmotivado sofrido algumas lesões.

 

 

Tiago Pires – 11 vitórias
A última vez que Tiago Pires teve como principal foco vencer o circuito nacional foi em 1997, tendo iniciado no ano seguinte no ano seguinte o seu percurso em direcção de um objectivo muito maior, o de chegar ao Championship Tour. Pelo caminho Saca competiu pontualmente na Liga, mesmo assim arrecadando 11 vitórias, mais algumas antes de 2002. Pires foi o único a vencer três etapas consecutivas, em 2005, e em 2002 sagrou-se campeão nacional ao vencer as únicos duas etapas realizadas. Alguns dos campeões nacionais da actualidade podem agradecer os seus títulos à falta de assiduidade de Saca na Liga.

 

 

Vasco Ribeiro – 10 vitórias
Ribeiro anda de olho numa vaga no CT há alguns anos mas, mesmo assim conseguiu vencer 10 vezes neste circuito e garantir 4 títulos nacionais. Quando entrar na elite do surf mundial terá que fazer um “break” neste circuito mas até lá, ou depois, irá seguramente superar a “barreira” das 12 vitórias.

 

 

Ruben Gonzalez – 7 vitórias
O outro 4x campeão nacional conquistou os seus títulos em grande parte devido à sua consistência mas mesmo assim venceu 7 vezes, ou 8, se contarmos com a sua vitória de 1997. Passaram alguns anos entre as suas duas primeiras vitórias mas Ruben compensou mais tarde com várias vitórias na Liga e no circuito QS.

 

 

Nicolau Von Rupp – 6 vitórias
Hoje em dia é difícil de imaginar o free surfer/big wave surfer Nicolau Von Rupp como uma máquina competitiva, mas já o foi. Com 15 anos venceu duas etapas consecutivas na Liga e em 2012 e 14 foi o única a vencer além de Vasco e Frederico. É também o único a vencer uma etapa do circuito em Santo Amaro de Oeiras, onde venceu pela última vez em 2015.

 

 

João Antunes & José Gregório – 5 vitórias
Antunes foi o surfista mais dominante no início dos anos 90 enquanto que Gregório se tornou numa força competitiva mais para o fim da década. Entre eles foi João quem ficou com mais vitórias, sendo provavelmente o surfista português que mais vezes esteve na disputa pelo título nacional. Ambos estariam bem perto do topo desta lista caso fossem contabilizadas as vitórias desde o início do circuito, em 1992.

 

 

Miguel Blanco – 4 vitórias
Blanco é um dos grandes nomes da geração que domina o circuito actualmente, e quem venceu mais etapas nos últimos 2 anos. Nos próximos anos podemos esperar um grande aumento no número de vitórias…

Outros vencedores:
4 vitórias – Gony Zubizarreta
3 vitórias – Tomás Fernandes, Pedro Henrique & Eduardo Fernandes
2 vitórias – Marlon Lipke, João Guedes & David Raimundo*
1 vitória – Francisco Alves, Eric Rebiere, David Luis, Nuno Silva, Alexandre Ferreira* & Paulo do Bairro**

*venceu mais uma vez antes de 2002
**venceu várias vezes antes de 2002

 

Mais conteúdos da série “À Porta do Olimpo” AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.