Os favoritos para vencer o Allianz Caparica Pro

publicado há 10 meses por 0

OS-FAVORITOS-PARA-VENCER-O-ALLIANZ-CAPARICA-PRO

A segunda etapa da Liga MOCHE, o Allianz Caparica Pro, está quase a começar. Será entre 8 e 10 de Abril que os melhores surfistas do país vão estar pela Caparica a disputar os pontos e prize money que esta etapa oferece.

Será apenas o quarto ano consecutivo em que o mais importante circuito português passa nesta que é uma das maiores escolas de campeões do país. E segundo a análise da ONFIRE, os favoritos são os seguintes:

Frederico Morais tem um historial na Caparica equivalente ao de Vasco Ribeiro em Ribeira D’Ilhas. Em três anos de eventos, Morais fez as três finais e venceu duas, batendo Tiago Pires em 2015, Marlon Lipke em 2014 e perdendo por pouco para Francisco Alves no ano anterior. “Kikas” acabou de chegar da Austrália e tudo indica que está com o surf no pé. Se estiver na sua melhor forma só uma escolha de ondas inferior pode impedir que vença e é sem dúvida o grande favorito!

Tiago Pires será um dos favoritos à vitória em qualquer praia em que este circuito passe. Saca venceu neste local há mais de 15 anos e apesar de não ser um habitué nestas ondas, a sua experiência e qualidade como surfista servem para bater qualquer adversário. Em 2015 Tiago foi finalista, contra Frederico Morais, e este ano é uma aposta segura para igualar ou mesmo melhorar o resultado do ano passado.

Além de ser um dos surfistas portugueses com mais “momentum” da actualidade, Vasco Ribeiro conta com vários resultados sólidos o suficiente para reforçar a sua posição de candidato à vitória. Em três anos de prova Vasco fez um 3º lugar e dois 5ºs, o que deixa muito espaço para melhorar. Ribeiro fez a final em Ribeira d’Ilhas há poucas semanas e um bom resultado (ou vitória) aqui pode garantir-lhe a liderança do ranking!

Gony Zubizarreta tem resultados idênticos aos de Vasco Ribeiro, mas em anos diferentes. O galego que reside na Ericeira é o líder do circuito e agora que descobriu o caminho para as vitórias poderá ser ainda mais perigoso. O seu surf não tem grandes pontos fracos, o que poderá ser fatal para os seus adversários. Será que consegue uma dobradinha “à lá Wilko”?

É difícil perceber como Pedro Henrique consegue vencer provas no circuito QS da WSL mas na Liga MOCHE ainda não fez uma final. O ex-campeão mundial júnior fez em 2015 a única nota 10 da prova mas nas meias finais foi batido por Tiago Pires num confronto bastante aceso. A qualquer momento “Pedrinho” pode começar a vencer etapas e a disputar o título e não será surpreendente para ninguém se tudo começar no Allianz Caparica Pro.

Zé Ferreira e Miguel Blanco chegam à Caparica numa situação semelhante. Zé tem tido resultados melhores nesta etapa mas ambos encontram-se em grande forma e devem estar fartos de ver tantos outros a “roubar-lhes” as vitórias. Regularmente são destaque nas fases iniciais mas alguma coisa rouba-lhes o “momentum” nas fases finais e acabam por perder cedo. Se a “fome” de vencer for superior à pressão de nunca terem levantado a taça, poderão entrar na disputa.

Tomás Fernandes é um daqueles nomes que raramente não chega à fase man-on-man de qualquer prova da Liga. É em Ribeira D’Ilhas que mais se distingue mas no ano passado foi um dos melhores surfistas também desta prova, sendo só parado por um inspiradíssimo Frederico Morais. Se as condições estiverem semelhantes pode garantir presença nas fases finais e a partir daí tudo pode acontecer.

Por fim Francisco Alves é a grande esperança local. Foi nesta etapa, em 2013, que conseguiu a sua primeira e única vitória no circuito e o seu conhecimento local é uma das suas maiores armas. O tamanho das ondas também poderá jogar a seu favor, caso haja bastante swell, o que poderá contribuir para manter a taça na Caparica.

Outros nomes que podem surpreender são Marlon Lipke, Filipe Jervis, João Guedes, Ruben Gonzalez e Eduardo Fernandes, que estão com surf de topo e poderão surpreender qualquer um dos surfistas acima destacados.

O Allianz Caparica Pro começa já na próxima sexta-feira, acompanha tudo directo AQUI!

Comentários