A prova da Figueira da Foz devia ser obrigatoria no circuito, mas infelizmente não é. As ondas estão entre as melhores, a nível nacional, e apesar de hoje em dia não terem a notoriedade que merecem, os surfistas reconhecem a sua qualidade e a prova disso é que praticamente todos os melhores do país estão já a caminho da Figueira.

Fica com a “aposta” da ONFIRE sobre os favoritos à vitória do Allianz Figueira Pro…

Os 4 principais favoritos (por ordem):

Vasco e Tiago ocupam a primeira posição do ranking mas Gony Zubizarreta é, sem qualquer dúvida, uma grande ameaça. O galego residente na Ericeira está numa fase incrível, tendo vencido duas etapas QS de seguida há poucos meses atrás. Tal como os dois surfistas que estão empatados à sua frente, é nos point breaks de direita que se torna mais “letal” mas tem capacidades de fazer grandes scores em qualquer tipo de ondas. Uma vitória poderá colocá-lo a caminho do segundo título consecutivo da Liga e é o que poderá acontecer se surfar perto do seu melhor nível.

Vasco Ribeiro está a ganhar momentum e vem de uma vitória no Porto. Os seus objectivos são outros mas já tinha mencionado no passado que queria superar os 4 títulos nacionais de Ruben Gonzalez. Vasco é um dos poucos surfistas que tem de chegar à final para não considerar a deslocação à Figueira como uma má aposta e tem tudo para ganhar mas tem que dar o seu melhor se competir contra Gony ou Saca quando estão inspirados.

Tiago Pires é um de dois surfistas nesta prova que competiram em etapas do Championship Tour na Figueira da Foz e foi nesta localização que venceu o seu primeiro heat na elite. Não estava fácil para se comprometer em competir no circuito a tempo inteiro mas agora que lhe apanhou o gosto é favorito à vitória em todas as etapas em que as ondas não estejam muito más. E se as ondas estiverem perfeitas, muito cuidado com ele.

Miguel Blanco é uma enquandra-se algures entre Dark Horse e favorito. O seu nome não é imediato neste topo 4 pois nunca venceu na Liga MEO Surf mas foi na Figueira que fez a sua primeira final, com 14 anos. Miguel tem mostrado bons momentos aqui e ali mas falta fazer uma prova inteira ao seu melhor nível. Se o fizer nesta etapa pode conseguir a sua primeira vitória.

Dark Horse
Ivo Cação tem estado um pouco apagado nos últimos anos, o que não quer dizer que não tenha mostrado bom surf regularmente. Sempre que as ondas estão boas faz bons heats e a sua local knowledge poderá ajudar a conseguir um grande resultado. Em 2010 foi vice-campeão para Justin Mujica, será que 7 anos mais tarde consegue fazer melhor?

Acompanha o Allianz Figueira Pro em directo AQUI a partir das 8 horas de dia 2 de Junho!

Comentários

Deixar uma resposta