Se há uma coisa que todos os surfistas têm em comum é o gosto por viajar e conhecer ondas novas. E se o surfista “comum” normalmente tem alguns carimbos no passaporte, o surfista profissional tipico conhece melhor os “4 cantos” do mundo. Gony Zubizarreta é um daqueles surfistas que tem que renovar o passaporte, não por ter caducado, mas sim por ter mais carimbos que páginas. Estes são os seus 5 destinos favoritos.

5º – Havai

Um lugar icónico no mundo do surf, paragem obrigatória na vida de um surfista profissional. Desde os 15 anos vou lá todos os Novembros. Não é fácil apanhar as ondas que todos vemos nos vídeos, muito crowd e ondas intimidantes… Uma viagem intensa e de aprendizagem, surfar em Havai obriga a todos os surfistas a ter humildade, respeitar o mar e melhorar em ondas grandes. O nível que vês na água em cada surfada é impressionante, no inverno os melhores do mundo estão lá, e melhoras o teu surf de forma natural, só tens de ir lá e surfar, sempre com respeito e humildade para evitar problemas. As ilhas, à parte do surf, são lindas, e muito recomendáveis para qualquer pessoa.

4º – Mentawai (Indonésia)

Acho muito Importante fazer uma boat trip às Mentawai uma vez por ano se for possível… Apanhas as melhores ondas da tua vida em 10 dias e ficas tranquilo para o resto do ano… Basicamente uma viagem com amigos de puro surfing, sem mais nada, surfar, comer e dormir.

3º – Zarautz

Uma vila que respira surf desde os começos deste desporto em Espanha. Adoro ficar lá com Hodei e Aritz. Ondas divertidas sempre, com altos restaurantes de carne e peixe. Zarautz é como uma segunda casa para mim, onde já ganhei dois WQS, um lugar muito importante na minha carreira de surfista profissional. França está a 40 minutos, podes ir surfar lá e voltar no mesmo dia. Para comer na praia tens o Karlos Arguinano, um dos melhores Chefes de Espanha e à noite uma visita obrigatória ao SAUSALITO BAR. Bar de Rock and Roll do pai do Hodei, Charly Collazo, boa música e ambiente sempre.

2º – Canárias

As Ilhas Canárias são um paraíso que temos muito pertinho, todas as ilhas têm altas ondas, tipo Havai mais muito melhor porque pertencem a Espanha… Tenho amigos em todas as ilhas e sempre que vou lá surfar sinto-me como em casa. Tens todo tipo de ondas, para manobras ou tubos, slabs ou point breaks… água quente e boa qualidade de vida. Os locais são heavy em algumas das ondas mais conhecidas, mais se respeitas e não ultrapassas os limites de confiança não há nenhum problema.

1º – Ericeira (Portugal)

Adoro surfar na Ericeira desde que tenho 15 anos, fiquei apaixonado pelas ondas desta terrinha. Ser patrocinado pela Semente foi uma ajuda enorme para passar mais tempo neste lugar mágico e acabar por  ficar a viver aqui. Tens tudo o que precisas para ser feliz. Altas ondas, boa gente humilde e com muito nível de surf, bons restaurantes, tranquilidade no inverno, festa no verão… e Lisboa muito perto. Equilíbrio perfeito.

Mais “5 destinos preferidos de…” brevemente AQUI!

(Gony no seu destino favorito)

Comentários

Deixe uma resposta