Mais que um grande surfista, Francisco Alves é um grande entertainer e o mais recente projecto do multifacetado “Xico by Xico” é, nada mais, nada menos que um rap. Falámos um pouco com o auto intitulado melhor surfista português para saber as novidades…

 

Já te vimos como surfista profissional, anfitrião do bicampeão mundial, influencer/youtuber, apresentador na WSL, mas será o hip hop o teu verdadeiro chamamento?
Eu acho que estão perante o melhor cantor português, neste momento. Acho que já conto com diversos títulos, como o de melhor surfista português da actualidade, melhor pulso português, melhor bodyboarder, entre outros, e sem dúvida que ser o melhor rapper português da actualidade é sempre algo gratificante.

Alguns haters vão dizer que houve ali auto tune
Eu costumo dizer que auto tune é o meu nome do meio, mas se me pedirem para cantar em acapella também o farei, com muita descontracção, e provo mais uma vez que sou o melhor rapper português.

Outros haters vão dizer que aquelas notas são do monopólio…
É normal. A única coisa falsa do vídeo era a minha barba, de resto era tudo verdadeiro!

Como surgiu este projecto?
Este projecto surgiu porque eu queria fazer coisas diferentes, e acho que ser o primeiro surfista a fazer uma música vai deixar um marco nesta geração de surfistas.

E como tem corrido o Xico by Xico de um modo geral?
O Xico by Xico tem corrido muito bem, tenho recebido um feedback muito bom e tivemos cerca de meio milhão de pessoas a entrar no canal, ao longo dos episódios. Já é um número que é bastante aliciante e tem sido um projecto muito divertido de se fazer e de filmar e agora é pensar no que vamos fazer daqui para a frente…

Estás a conseguir chegar a um publico mais diversificado, qual é o teu target?
O meu objectivo era sem dúvida começar no nicho do surf e depois aos poucos começar a abranger um público mais diversificado. Essa transição está a ser feita devagarinho, é normal, o youtube é uma plataforma que demora a crescer mas pronto, estou muito feliz com o alcance que o canal está a ter.

Falando de outros temas, consta que andas a treinar muito de softboard. Achas que será no Prio Softboard Heroes que vais voltar a mostrar quem é o melhor surfista de Portugal?
O Prio Softboard Heroes é um campeonato feito para mim, softboards é sem dúvida um dos meus melhores skills, foi como surfei mais este ano, quase todos os episódios foram gravados com softboards portanto estou muito habituado e vou ser o surfista mais perigoso em prova.

E quando é que o melhor surfista de Portugal volta a entrar na disputa pelo título da Liga MEO Surf?
Eu acho que a minha disputa pelo título nacional vai voltar quando as pastelarias fecharem todas. Não sei quando isso vai ser, mas quando acontecer podem contar comigo para ganhar o título nacional.

 

Comentários