Cada vez mais o “mundo corporativo” estará de olho no nosso desporto como veículo de comunicação. Infelizmente são poucas as marcas que, independentemente, da sua dimensão, sabem aproveitar o surf para divulgar os seus produtos. Não foi o caso da conhecida marca “TABASCO”, que através do seu brand manager, João Pelágio, utilizou o surfista/story teller, João Kopke, para passar a sua mensagem de uma forma genuína para todos os envolvidos. A ONFIRE falou com Pelágio, um surfista de longa data, para ficar a conhecer melhor este projecto e o futuro da marca no nosso meio.

Porquê o surf?
Em Portugal o Surf vive um momento de notoriedade e “massificação” do conhecimento da modalidade. O surf já não é um desporto regional em que apenas se viam grandes números de praticantes em Lisboa, e um ou outro foco no norte e sul do país. Neste momento vemos uma explosão de praticantes, de escolas, de clubes, de atenção do media e acima de tudo de resultados de atletas profissionais, sendo que estes últimos são o grande motor do movimento que se gera no Surf em Portugal actualmente.

E porquê o João Kopke?
A TABASCO® é uma marca que vive e respira autenticidade, com um produto único, simples e de excelente qualidade (receita original desde 1868). A escolha do João Kopke deve-se ao facto de o ver como um atleta profissional e “artístico” que partilha as mesmas características da TABASCO®, é autêntico, com um estilo de vida simples e com qualidade de imagem no surf e na arte.

Qual é a visão por detrás deste projecto?
A vontade de juntar a TABASCO® ao Surf, vem pela intensão de aumentar a notoriedade e presença da marca nos consumidores entre os 18 e 34 anos. É uma faixa etária que se encontra mais marcada pela globalização da comida, pelo intercâmbio culinário e pela exploração de novos sabores. A TABASCO® é uma marca de referência desde 1868 e que quer fazer parte de toda a inovação culinária que se faz globalmente. Em Portugal o Surf é um excelente meio para chegar a estes consumidores e fazer parte do seu dia-a-dia entre as surfadas e as comidas entre amigos tão características deste target e deste estilo de vida.

Qual foi o feedback dos vídeos?
Os resultados que temos tido no projecto têm sido interessantes de um ponto de vista de qualidade de conteúdo e alguns indicadores de performance digital. Nos dois vídeos publicados à data tivemos um elevado número de visualizações para um investimento moderado, como tal a qualidade do conteúdo foi chave para maximizar a abrangência orgânico dos vídeos. No total alcançámos aproximadamente 70 mil visualizações e esperamos manter resultados semelhantes nos próximos 3 vídeos da “saga” Spicy Sessions. Em termos de captação de fãs no target, também vimos uma melhorias na faixa de idade entre os 18 e 34 anos desde que iniciámos o projecto.

Podemos esperar um envolvimento cada vez maior com o surf no futuro?
A TABASCO® é uma marca que vive e respira autenticidade que terá diversas iniciativas em 2018 nos mais diversos estilos de vida, desde que estes estejam relacionados com o prazer de comer e cozinhar.
O Surf foi um dos estilos de vida que começamos a explorar este ano e vamos monitorizar o projecto até ao fim para ver como o podemos maximizar em 2018 e que ajustes terão que ser realizados. Definitivamente queremos continuar a trabalhar na associação de TABASCO® aos momentos de comida junto da comunidade surfista em Portugal.

A Tabasco é uma marca muito antiga, como tem sido a adaptação a esta nova realidade de comunicação através de redes sociais?
A TABASCO® faz 150 anos de história em 2018 e como tal podemos imaginar que se trata de uma marca tradicional na forma de comunicar, mas não, muito pelo contrário. A Tabasco trabalha com os melhores chefs, com os melhores restaurantes e com a melhor inovação culinária nos 160 países em que se encontra. Como tal, também trabalhamos nos meios de comunicação mais vanguardistas e próximo dos target de consumidores, que nesta fase é com foco total no Digital e Redes Sociais.
Nos últimos 4 anos focámos toda a comunicação em Digital, trabalhando ao nível de conteúdo de excelente qualidade na comunicação, na imagem, nos vídeos e acima de tudo com parceiros únicos. Contamos com parceiros de comunicação no digital como o blog Mesa Marcada do Miguel Pires, o chef Henrique Sá Pessoa, o Concurso Chef Cozinheiro do Ano, o João Kopke no Surf, entre outros. E os resultados têm sido excelentes, com aproximadamente 60 mil fãs em Portugal e uma notoriedade claramente crescente com forte abrangência nas redes sociais.

Como veem o surf como plataforma de divulgação de um produto como a Tabasco?
O surf para a TABASCO® é mais que uma plataforma de comunicação, é uma comunidade com um estilo de vida com a qual a TABASCO® se identifica e com a qual quer estar presente nas refeições do dia-a-dia.
Através de uma presença moderada e muito orgânica junto de alguns influenciadores, queremos pouco a pouco garantir que o Molho de TABASCO® é o picante eleito pela comunidade surfista quando quer mais sabor nas suas refeições. Especialmente depois de um dia inteiro de surf, sabe-se bem o quanto é importante uma óptima e saborosa refeição… com TABASCO®.

Comentários

Deixe uma resposta