Se houve uma década em que as piscinas de ondas realmente evoluíram, foi na presente. Apesar de já existirem desde 1927 e de em 2005 a WaveGarden ter revolucionado o conceito, é neste momento que vivemos uma autêntica “guerra” de tecnologias de ondas artificiais.

A WaveGarden parecia estar a caminho de dominar esse mercado como first mover nesta época moderna de piscinas de ondas, mas Kelly Slater muito rapidamente roubou o embalo do projecto basco, usando tecnologia aparentemente superior e os seus recursos para se colocar na liderança desta disputa. Do nada apareceu mais um projecto que imediatamente se tornou bastante mediático, a piscina de Waco, Texas, e recentemente também Mark Occhilupo lançou o seu projecto com um conceito bastante diferenciado de todos os outros, além de se ter visto mais conceitos curiosos em locais como a Indonésia e Holanda.

Mas se havia algo que ninguém esperava, era que surgisse uma imitação de uma tecnologia já existente. A China é conhecida pela sua capacidade de imitar e produzir em grandes quantidades qualquer produto a um preço muito inferior, por norma abdicando da qualidade. E foi lá que apareceu uma piscina que claramente imita o conceito da de Kelly Slater. As primeiras imagens já estão no ar e é visível que ainda faltam grandes ajustes, mas já se vê algo assustadoramente próximo a nível de estrutura do Surf Ranch. Situada no interior da província de Hainan, este projecto, segundo a STAB, tem um custo cinco vezes inferior à do 11x campeão do mundo.

É previsível que uma longa batalha legal comece agora e que nenhuma piscina destas seja feita fora da China, mas é algo que poderá abalar esta disputa pela rentabilização destes dispendiosos projectos. Mais novidades em breve…

 

Comentários

Os comentários estão fechados.