Ex-campeão mundial de bodyboard salva surfista profissional

publicado há 1 ano por 2

andre-botha-saves-geilselman

Há quem diga que a vida do bodyboarder profissional, Andre Botha, daria um livro, se alguém fosse capaz de a contar. Aos 17 anos tornou-se no mais jovem campeão mundial da história do seu desporto, um marco que se mantém até hoje e no ano seguinte revalidou o seu título, mas acabaria por ser o seu último.

Botha nunca mais voltou ao ritmo competitivo dessa época, apesar de se ter mantido “relevante” como profissional ao longo dos anos. Actualmente Andre encontra-se no North Shore de Oahu onde tem desafiado algumas das mais pesadas ondas do mundo. E foi durante uma sessão em Pipeline que o seu nome voltou a ser referênciado com destaque nos media de surf, bodyboard e não só!

Isto porque sul-africano partilhava o line up com vários surfistas, incluindo o conhecido Floridiano Evan Geiselman que arrancou numa das “bombas” do dia. Apesar de ter feito tudo bem a sua onda “dobrou” e fechou no fim, com Evan lá dentro.

O wipeout foi tão violento que Geiselman ficou inconsciente e estava a ser violentamente arrastado, debaixo de água, pela corrente na direcção de Eukai. O acidente provavelmente teria sido fatal se o ex-campeão mundial não o tivesse resgatado de imediato. André conseguiu tirá-lo de debaixo de água e manteve-o à tona até que outros, como Mick Fanning e os nadadores salvadores, prestassem auxílio.

Caso Botha não o tivesse conseguido manter com a cabeça fora de água durante esse tempo a sua queda teria, provavelmente, sido fatal. Evan foi hospitalizado mas já se encontra fora de perigo!

Comentários

  1. Nuno Ferreira diz:

    N foi a força da onda que o deixou inconsciente, ele chegou mesmo a bater com a cabeça no reef e tem um corte muito feio na cabeça.