Da Groms | Os Destaques da Nova Geração | Martim Paulino

publicado há 1 ano por 0

DA-GROMS-MARTIM-PAULINO

“Da Groms” é a rubrica da ONFIRE que, como o nome indica, é 100% dedicada aos melhores surfistas de Portugal com 14 anos ou menos.

Fica a conhecer Martim Paulino…

Idade – 12 anos
Anos de surf – 3
Stance – Regular
Praia – CDS – Costa de Caparica
Escola de surf/treinador – Miguel Paulino e João Antunes
Resultados principais:
– Campeão do Rip Curl Grom Search 2015 (sub 12
)
– 
Vice Campeão Nacional (sub 12)
– 

3º do Rip Curl Grom Search 2015 (sub 14)

Martim Paulino segundo Miguel Paulino (pai e treinador):
“O Martim começou a surfar há 3 anos num ATL na Costa de Caparica. Até aí o surf não lhe dizia muito, mas tudo mudou no verão de 2012. O Martim descobriu e apaixonou-se pelo surf e desde esse verão surfa todos os dias. Vive em frente ao mar na Praia do CDS, na Costa de Caparica, e é habito os pais terem que o ir buscar à praia para voltar a casa, esteja on-shore ou off-shore, grande ou pequeno, é no mar  que se sente bem, se diverte e é feliz.

Embora viva num beach break é nos point breaks que se sente melhor e é onde o seu surf de rail se destaca. A sua onda favorita é os Coxos na Ericeira tem sido aí que tem feito as melhores sessões de surf, as manobras mais fortes são os carves e os roundhouse cutbacks que  estão cada vez mais perfeitos, está também muito forte nos fins out de frontside. Surfa habitualmente com o João Antunes, Afonso Antunes, Matias Canhoto e os irmãos Guilherme e Tomás Ribeiro.

Na opinião de treinadores e professores o Martim é um jovem, dedicado e comprometido com o surf, por paixão, no surf como na sua vida é um perfeccionista esforçado e trabalhador, na escola sempre foi um aluno de excelência estuda e esforça-se para atingir os seus  resultados. No surf é um atleta dedicado e muito esforçado com o objectivo de fazer cada vez melhor, o seu foco pessoal é evoluir e progredir, aperfeiçoar a sua linha de surf, descobrir novas trajectórias,  novas  manobras, surfar novas ondas cada vez mais exigentes, quer divertir-se, aprender e progredir.

O Martim adora o free surf, surf trips e divertir-se nas surfadas com os amigos mas é um competidor nato. Embora muito novo é extremamente focado e funciona muito bem sobre pressão, este ano competiu em Portugal e na Europa aprendeu e melhorou as suas performances, obtendo os seus melhores resultados. Em 2016 os seus objectivos principais na competição são: o título nacional  sub 14 e ficar nos primeiros lugares Europeus do Volcom TCT – grom division  de forma a apurar-se para a final mundial na Califórnia.

O primeiro passo já foi dado ao ganhar a 1ª prova do circuito europeu  2015/16 da Volcom que se realizou no último fim de semana de Agosto, na Praia do Amado. Mas  não será uma época fácil pois existe uma geração de atletas muito fortes entre os 12 e os 13 anos em Portugal, Espanha e França.
A médio e longo prazo o Martim tem objectivos claros, são os sonhos que o fazem trabalhar todos os dias, na esperança de um dia conseguir realiza-los. Nos próximos 2 anos vai fazer diversas surftrips onde para além de ir conhecer novas ondas e fazer novos amigos, vai também  fazer algumas competições fora da Europa para ganhar experiência, assim a sua progressão será mais rápida, a sua formação mais rica e o seu conhecimento mais extenso.

Os surfistas nacionais que mais o inspiram e que gosta mais são o Nic Von Rupp, o Vasco Ribeiro e o Tiago ” SACA” Pires pelo talento que tem, o power nas manobras e as ondas a que se atiram. A nível internacional  o Mick Fanning, o John John Florence e o Kelly Slater são aqueles que mais se identifica pela qualidade do surf que praticam, um dia gostava de chegar a esse nível.”

 

Comentários