CT 2017 | Ezekiel Lau | New On Tour

publicado há 3 semanas por 0

ezekiel-lau-new-on-tour

O circuito de qualificação já chegou ao fim e o Championship Tour da WSL de 2017 já tem alguns nomes novos confirmados. Fica a conhecer os novos surfistas do mais importante circuito de surf do mundo!

Nome: Ezekiel Lau
Idade: 23
Local: Honolulu, Havai
Patrocínios: Quiksilver, DC Shoes, Electric, Channel Islands Surfboards

Resultados em 2016: 3º lugar Ballito Pro (QS 10.000), 7º lugar Vans World Cup (QS 10.000), 2º Azores Airlines Pro (QS 6.000), 9º lugar Maitland & Port Stephens Toyota Pro (QS 6.000), 33º lugar Hawaiian Pro (QS 10.000)

Ezekiel era visto como uma das grandes esperanças havaianas muito graças a um forte percurso júnior, a uma garra que lembra Sunny Garcia e a um estilo de surf que lembra Andy Irons. De facto Lau foi acompanhado pelo mesmo treinador por onde passaram Andy e Bruce e fez parte do team Volcom durante muitos anos. Em 2013 reforçou a sua reputação com uma vitória no QS Prime de Sunset e tudo indicava uma ascensão rápida para o Championship Tour.

Mas o que o esperou em 2014 foi uma lesão, seguida de uma queda de quase 70 posições no ranking e no ano seguinte ficava sem o seu patrocínio de longa data. Isso poderia ter sido o fim da sua carreira mas pouco tempo depois a Quiksilver apostou no seu potencial e Zeke voltou a ter todas as condições para voltar a subir. Em 2015 chegou ao Havai a precisar de dois resultados fortes mas só conseguiu um e não entrou no CT.

Este ano esteve sempre dentro da bolha da qualificação, ou muito perto, e na última etapa do ano, o Vans World Cup, perdeu nas meias finais em 4º lugar e ficou apenas a 50 pontos de garantir a entrada. O seu destino ficou então nas mãos do seu amigo e companheiro de equipa, Kanoa Igarashi, que precisava do melhor resultado da sua carreira para se qualificar pelo CT e abrir mais uma vaga via QS para Lau. E foi o que fez, Kanoa esteve inspirado em Pipe e chegou à final, trazendo consigo Ezekiel para a elite.

O que se deve esperar em 2017?

Zeke tem potencial de seguir os percursos de outros havaianos como Kaipo Jaquias, Sunny Garcia e até Andy Irons, todos surfistas que quando estavam “ON” eram imparáveis. Mas entre os três é mais provável que chegue a igualar a marca de Jaquias (top5 do tour 1x e vencedor da Triple Crown) no máximo.

Probabilidade de ficar nos 22 primeiros do ranking de 2017: forte

Comentários