Adriano de Souza é um nome que o surf profissional nunca esquecerá, sendo para sempre reconhecido como um dos melhores entre os melhores.

O Brasil hoje domina o surf profissional mas não foi um estatuto herdado, foi muito batalhado. Tudo começou com Fábio Gouveia (e Teco Padaratz) que entrou no top5 do Championship Tour logo no ano de estreia das duas divisões, em 1992. Só em 1999 é que esse marco foi superado, por Vitor Ribas, que terminou em 3º lugar do ranking.

Adriano de Souza foi o surfista que voltou a quebrar barreiras para o seu país, tendo sido o campeão mundial júnior da WSL mais novo de sempre e garantindo por três vezes o top5 do ranking (em 4 anos) para mostrar a uma nova geração brasileira que era possível quebrar a tradição e disputar o título máximo do surf, a vitória no Championship Tour.

Em 2014 Gabriel Medina tornou-se no primeiro brasileiro a vencer o circuito mas, logo de seguida, Adriano garantiu mais um título para a brazilian storm, algo que o colocou na história do seu país no surf. Nos anos que se seguiram “Mineirinho” não voltou à forma de disputa pelo título, eventualmente sofrendo de algumas lesões graves que o deixaram muito tempo fora do tour.

Apesar de ainda ter alguns bons anos como competidor pela frente, Adriano acabou de anunciar a sua retirada do circuito e do surf profissional via instagram. “O-B-R-I-G-A-D-O 🇧🇷! Quero agradecer a tudo e a todos, pela linda tragetória até aqui.
Fãs, amigos e familiares, vejo vocês em 2021 para celebrar, torcer e vibrar junto comigo, o meu último ano competindo o circuito mundial da WSL. Vem 2021!!! #VALEUMINEIRO
“.

O circuito mundial fica mais pobre mas algo nos diz que ainda vamos ouvir falar muito deste grande campeão!

 

View this post on Instagram

O-B-R-I-G-A-D-O 🇧🇷! Quero agradecer a tudo e a todos, pela linda tragetória até aqui. Fãs, amigos e familiares, vejo vocês em 2021 para celebrar, torcer e vibrar junto comigo, o meu último ano competindo o circuito mundial da @wsl. Vem 2021!!! #VALEUMINEIRO Valeu a @hdoficial @redbullbr @oi_oficial @mundomit @chilli_surfboards @bananawax @minikalzone @construtoranossolar @protetorbrazinco ❤️🤝 // THANK YOU! I would like to thank each and everyone that has followed mu journey until now. Fans, friends & family, I will wait for all of you in 2021 to celebrate and cheer ond my final as a competitor on the @wsl championship tour. See you all next year! #VALEUMINEIRO

A post shared by Adriano De Souza (@adrianodesouza) on

Comentários