A Praia de Santa Barbara tem sido o palco de todos os grandes eventos de surf nos Açores e foi lá que se iniciou o Azores EuroSurf 13. Neste evento as ondas ainda não mostraram a qualidade que têm apresentado nas etapas da ASP, mas nem por isso o nível de surf foi inferior.

Com sets ocasionais de um metro e algum vento este primeiro dia de prova tem condições de sobra para que todos conseguissem apanhar ondas boas e a prova disso foi que os surfistas mais cotados venceram os seus heats.

Um dos grandes destaques do dia foi Marlon Lipke, na sua primeira participação numa selecção nacional, que venceu o primeiro heat da categoria de Surf Open com uma média altíssima. Também os outros três portugueses nessa categoria, Zé Ferreira, Filipe Jervis e João Guedes, mostraram muito bom surf e passaram em primeiro.

Em todas as outras categorias que foram para água neste dia os atletas portugueses conseguiram manter-se no quadro principal, evitando a perigosa repescagem. Na categoria Surf Ladies Ana Sarmento mostrou que é sem qualquer dúvida uma das melhores surfistas da Europa e venceu o seu heat, enquanto que a bicampeã nacional Maria Abecasis avançou em segundo lugar no heat seguinte.

Ruben Gonzalez é quem nos representa na categoria Surf Senior e começou também com uma vitória “fácil” sobre os seus adversários, colocando-se como um dos favoritos ao título Europeu.

O longboarder Ruben Silva foi mais um competidor luso a vencer o seu primeiro heat, mostrando que consegue adaptar a sua experiência de muitos anos a competir de shortboard a esta modalidade e poderá ser mais um português a dar cartas neste evento. Mas também Luís Esteves conseguiu a vitória nesta primeira fase, mantendo assim a equipa portuguesa sem derrotas.

O bodyboard tradicionalmente é um dos maiores angariadores de pontos da equipa portuguesa e Hugo Pinheiro manteve a tradição com mais uma vitória enquanto que Manuel Centeno passava em segundo e Catarina Sousa também avançava, na categoria feminina!

Por realizar ficou a categoria Master onde Portugal estará representado por Rodrigo Herédia que é também um dos grandes candidatos à vitória. Em suma foi uma excelente abertura para a nossa equipa e é provável que saia daqui um grande resultado. O dia 2 do Azores EuroSurf 13 já está a decorrer por isso não deixes de acompanhar em directo neste link.

Comentários

Os comentários estão fechados.