Terminou hoje o Miss Costa Nova Cup, prova de surf feminino a contar para o ranking da Liga MEO Surf. Este campeonato, realizado na Costa Nova, em Aveiro, teve que esperar que o nevoeiro levantasse para meter os primeiros heats na água, algo que só aconteceu da parte da tarde.

Teresa Bonvalot, Carolina Mendes, Yolanda Hopkins e Camilla Kemp, as surfistas que dominaram este circuito nos últimos anos, foram quem mais se destacou na primeira fase, vencendo as suas baterias com grande vantagem. Quando a prova começou a “afunilar”, já no round 2, duas surfistas estiveram muito acima de todas as outras, Yolanda e Teresa, a primeira com uma média “absurda” de 18.15 pontos (9.65 + 8.50), e a segunda com 16.65 (8.5 + 8.15), ambas combinando as segundas classificadas nas suas baterias.

Na fase seguinte surgiram as primeiras surpresas. No primeiro heat Yolanda Hopkins voltou a combinar a segunda classificada, Carolina Santos, mas esta eliminou as ex-campeãs nacionais Carolina Mendes e Camilla Kemp. No heat seguinte Teresa Bonvalot também venceu, com Mafalda Lopes em segundo, eliminando Francisca Veselko e Beatriz Carvalho. A fase man-on-man, as meias finais, foi a única em que Yolanda não venceu por combinação, neste caso sobre Mafalda Lopes, acabando por garantir à mesma um lugar na final com uma liderança confortável enquanto Teresa Bonvalot superou uma inspirada Carolina Santos.

Esperava-se mais um grande confronto entre as finalistas mas a verdade é que Yolanda Hopkins estava simplesmente imparável, abrindo com uma onda de 8 pontos e acabando por bater Teresa também com uma combinação. Yolanda tem um excelente historial em Aveiro, tendo vencido a prova e o título nacional neste local no ano passado. Em 2020 entra assim na disputa pelo título nacional, passando para o segundo lugar do ranking e encurtando a sua distância para Bonvalot para apenas 270 pontos, faltando duas etapas para o fim do circuito.

Esta disputa segue agora para o Porto, onde se realiza o Renault Porto Pro, entre 18 e 2o de Setembro.

Comentários