O dia 2 do Corona Open China hosted by Wanning, prova QS masculino e feminino de 5.000 pointos, foi dedicado exclusivamente ao surf feminino.

As ondas melhoraram em relação ao dia anterior, mantendo-se com meio metro mas aumentando a consistência, oferecendo longas esquerdas com algumas (poucas) secções verticais às competidoras. Logo no primeiro heat aconteceu o que teria sido uma dobradinha lusa, caso Camilla Kemp ainda representasse o nosso país. As duas surfistas de Cascais presentes na bateria de abertura da prova feminina, Carol Henrique e Camilla, dominaram o heat, com Carol em primeiro, eliminando Tru Starling da Austrália e a chinesa Yuting Zhang.

Uma hora mais tarde seria a vez de Teresa Bonvalot se estrear, abrindo o ano com uma vitória sobre a havaiana Leila Riccobuano, a australiana Mia McCarthy e a local Xueyin Wang. Foi, no entanto, uma bateria equilibrada, com o primeiro e o terceiro lugar a serem separados por menos de um ponto. Teresa não teve a melhor escolha de ondas mas os seus cutbacks e snaps foram claramente superiores ao surf que as suas adversárias produziram, o que fez a diferença no final.

Mas quem foi realmente dominante neste primeiro round foi Yolanda Hopkins, que fez uma nota de 8.17 e um back up sólido para deixar Minori Kawai em segundo a precisar de uma nota de 9.83 pontos, enquanto que Kailani Johnson e Yanyan Wang foram eliminadas.

Quem ficou de fora nesta fase foi Leonor Fragoso, que começou bem o seu heat mas acabou a precisar de uma nota de 5.90 para roubar o segundo lugar de Ariane Ochoa, numa bateria vencida por Minami Nonaka.

Infelizmente Carol Henrique e Camilla Kemp caíram logo na fase seguinte, ambas a precisar de notas abaixo dos 5 pontos. Teresa Bonvalot ficou a precisar de uma nota de 7.36 para superar a rookie do ano de 2019 do Championship Tour, Brisa Hennessy, mas avançou num sólido segundo lugar para o round 3, eliminando Dominic Barona e uma das duas últimas chinesas em prova, Siqi Yang.

Já Yolanda voltou a impressionar, vencendo a sua bateria contra uma surfista com mais de uma década de experiência no Championship Tour, a havaiana Coco Ho, eliminando ainda Alyssa Spencer e Nanaho Tsuzuki.

A prova parou no fim do round 2 e deverá regressar com a prova masculina dentro de horas. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com portugueses
Prova masculina
Round 2
Heat 7 |
Sandon Whittaker x Guilherme Fonseca x Marc Lacomare x Jhony Corzo

Prova feminina
Round 3
Heat 3 | 
Freya Prumm x Teresa BonvalotEveline Hooft
Heat 6 | Yolanda Hopkins x Claire Bevilacqua x Amuro Tsuzuki

 

 

Comentários