O circuito feminino de surf tem mais uma etapa que o masculino na Liga MEO Surf, o Miss Activo Cup, uma prova realizada em Ílhavo que regularmente decide o título.

À chegada a esta prova a disputa pelo título estava reduzida a duas surfistas mas uma delas, Teresa Bonvalot, estava ausente por ter optado por competir numa prova do circuito mundial realizada na Califórnia. O que deixava o caminho aberto para a outra candidata, Yolanda Hopkins. A surfista algarvia de 21 anos tinha, mesmo assim, um requisito alto, chegar à final para garantir o título, um percurso ligeiramente facilitado pelo facto das 3 surfistas que venceram os últimos 5 títulos, Teresa, Carol Henrique e Camilla Kemp, estarem ausentes.

Depois de um lay day, por falta de ondas, a prova finalmente avançou na Costa Nova e foi nas meias finais que Yolanda teve uma das baterias mais importantes da sua carreira, um confronto com Gabriela Dinis que, caso fosse superado com sucesso, garantia-lhe o título nacional e da Liga MEO Surf. Hopkins conseguiu mais uma vez ser superior e o Algarve ganhou a primeira campeã deste circuito, um título muito merecido por uma surfista que nos últimos anos tem contribuído muito para a ascensão do surf feminino em Portugal.

Yolanda encontrou na final outra grande promessa do surf nacional, a líder do circuito Pro Junior Europeu, Mafalda Lopes. Mafalda mais uma vez mostrou um surf muito radical e polido mas o dia pertencia a Yolanda Hopkins, que venceu mais uma etapa e venceu a sua 3º prova do ano!

Comentários