WCT 2014 | Jadson André | Back on Tour

publicado há 3 anos por 0

WCT-2014-JADSON-ANDRE-BOT

Os novos (ou regressados) surfistas do World Championship Tour de 2014 em análise, Jadson André #26.

Nome: Jadson André
Idade: 23
Local: Natal
Patrocínios: Oakley, FCS, Ricardo Martins

Depois da sua estrondosa estreia em 2010, onde derrotou Kelly Slater para vencer a sua primeira final, ninguém diria que dois anos mais este surfista estaria de volta ao WQS! Mas, felizmente para Jadson, não lhe aconteceu o mesmo que a alguns colegas seus, que assim que caem do tour perdem os patrocínios dificultando o regresso.

De facto o que dificultou o seu regresso foi uma lesão e mesmo com uma geração mais nova a entrar, era quase certo que o brasileiros iria voltar ao WCT. A sua passagem pelo World Championship Tour foi muito positiva pois mostrou uma grande evolução em provas onde não se esperava muito dele, como em Teahupoo.

Mas Jadson fez um erro crasso que passou a servir de lição para todos os outros surfistas no tour, a repetição. O seu surf é extremamente rápido e radical mas este goofy abusou do seu trunfo, o seu altíssimo air reverse. Em muitas ondas mesmo depois de fazer algumas manobras fortes o seu foco parecia ser sempre nessa manobra e os júris começaram a baixar as suas notas chegando a um ponto que deixaram de lhe dar o valor correcto.

Isso juntamente com alguns heats equilibrados mas que não foram para o seu lado fizeram dele o nome mais surpreendente a cair do tour nos últimos anos. Mas não seria por muito tempo, Jadson continuou o seu trabalho e quando conseguiu a vitória no Cascais Billabong Pro garantiu-se na elite!

O que se deve esperar em 2014?

É muito provável que se consiga segurar no WCT por alguns anos e poderá até surpreender algumas figuras de topo ocasionalmente. O top10 parece ser um objectivo muito alto neste momento mas se souber aproveitar bem as etapas que mais o favorecem e não repetir erros do passado poderá pelo menos andar lá perto!

Comentários