O mítico pico de Sunset finalmente criou condições para começar a derradeira etapa do circuito de qualificação e, mais uma vez, mostrou que não é uma onda fácil. Na verdade é  provavelmente a onda mais difícil de dominar de todo o circuito, o que faz desta etapa uma das mais interessantes para uns, e mais “inglória” para outros. Um surfista que chegue a esta etapa a precisar de um resultado para cumprir os seus objectivos anuais já sabe que tudo pode acontecer em Sunset, mas por norma este é o sítio onde as coisas “não acontecem”! Que o diga o surfista da Praia Grande, Nicolau Von Rupp, que estava à porta do top100 que lhe garantia entrada nos eventos Prime de 2013.

Nicolau entrou logo no segundo heat do dia contra o lendário (e primeiro campeão mundial havaiano da ASP) Derek Ho e ainda o local Kai Barger e o australiano Tom Whitaker. Barger dominou quase o heat todo, surfando as ondas de cerca de dois metros e meio como se estivesse em meio metro e encaixando algumas batidas de backside nos fortes lips de Sunset. Nic esteve grande parte do heat em segundo graças a uma primeira onda boa onde encaixou algumas rasgadas. Mas o ex-top do World Tour, Tom Whitaker, foi crescendo ao longo do heat, passando para segundo lugar e mesmo no fim para primeiro, graças um tubo no inside. Von Rupp, que ainda tentou um reentry numa onda “poderosa”mas não conseguiu aterrar e perdeu.

Um dos grandes destaques deste dia vai para o marroquino Ramzi Boukhiam que fez uma das médias mais altas do dia e avançou em primeiro para o round de 96.

Neste momento há cerca de 15 surfistas a precisarem de grandes resultados aqui para se manterem no World Tour, são eles Kieren Perrow, Jean Da Silva, Heitor Alves, Raoni Monteiro, Bede Durbidge, Nathaniel Curran, Nate Yeomans, Wiggolly Dantas, Granger Larson, Brian Toth, Adam Melling, Hizunome Bettero, Keanu Asing, Alex Ribeiro e Tanner Gudauskas mas será no segundo dia de prova que muitos deles vão “lutar” para manter o “sonho”.

Tiago Pires não faz parte deste grupo mas terá de estar atento a este surfistas pois qualquer um deles, com um pequeno “milagre”, poderá subir muito. O português terá de aguardar pelo menos mais um dia para entrar na água pois antes do seu heat pois ainda há todo o round de 96 para terminar e 11 heats do round de 64. Acompanha tudo em directo a partir das 17:30 AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.