Começou hoje a prova masculina do Sydney Surf Pro, primeira etapa de 10.000 pontos do ano.

Realizada em Manly Beach, NSW, Austrália, esta etapa tinha arrancado no dia anterior com a prova feminina que tinha 3 surfistas portuguesas em prova. Infelizmente Teresa Bonvalot e Carol Henrique caíram logo no primeiro round enquanto que Yolanda Hopkins passou a sua bateria da primeira fase e foi eliminada no round 2, numa bateria de notas altas.

A prova masculina tinha dois representantes do nosso país, Vasco Ribeiro, que começou no round 1, e Frederico Morais, que já estava no round 2. Vasco estava no primeiro heat do dia contra dois surfistas com muita experiência no circuito de qualificação, Dean Bowen e Vicente Romero, e o super grom australiano, Dakoda Walters. Logo na sua primeira onda o português mostrou a sua superioridade, com dois fortes snaps de backside bem no pocket e um reentry na junção para receber 6.67 pontos. Pouco depois fez uma onda semelhante para ficar com um bom back up e ainda melhorou com um 6.03, para vencer a bateria, enquanto que Dakoda roubou o segundo lugar de Bowen no último minuto.

Horas depois o surfista de São João do Estoril voltou à agua, competindo contra Charly Martin, Jack Freestone e Charly Quivront no heat 1 do round 2. Foi Jack quem dominou o início do heat, com duas ondas médias ao fim de poucos minutos. Entretanto Martin encontrou uma esquerda que lhe “ofereceu” várias secções verticais e o francês da Ilha de Guadalupe aproveitou-a bem, pontuando 8 pontos graças a duas batidas fortes de backside e uma boa finalização. Vasco Ribeiro não começou da melhor forma, mas acabou muito bem, com duas ondas muito bem surfadas que lhe garantiram notas de 6.23 e 7.10 pontos, para assegurar o segundo lugar atrás de Charly, eliminando Freestone e Quivront.

Os grandes destaques da fase foram dois australianos, Liam O’Brian, que competiu logo na bateria seguinte, e Ethan Ewing, no último heat do dia, ambos vencedores com médias altas. A prova não chegou ao heat de Frederico Morais, que terá que esperar pelo próximo dia para se estrear em Manly.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com portugueses
Round 2
Heat 17Frederico Morais Jordan Lawler x Cody Young x Jackson Baker
Round 3
Heat 2 | Adriano de Souza x Marco Giorgi x Willian Cardoso x Vasco Ribeiro

 

Comentários