Como previsto o Renault Porto Pro começou cedo com boas ondas a rondar um metro. O dia foi totalmente dedicado à prova masculina, que trouxe alguns nomes novos à Liga MEO Surf e alguns regressados.

Entre os regressados estavam Justin Mujica e Zé Ferreira, que se afastaram do circuito há algum tempo e acabaram com resultados diferentes do que se esperava deles. Justin, que já foi campeão deste circuito e um dos que mais vezes venceu, mostrou bom surf mas perdeu na sua bateria de estreia, numa bateria muito competitiva vencida por Francisco Alves, seguido do grom Joaquim Chaves, enquanto que Pedro Coelho ficou em 3º lugar. Ferreira teve sucesso numa época mais recente mas largou a competição totalmente, até este dia. Este que já esteve na disputa pelo título nacional várias vezes provou que manteve algum ritmo competitivo e na sua segunda bateria eliminou Vasco Ribeiro. No round de 16 Zé fez uma interferência, o que o deixou fora da disputa por uma vaga nos quartos de final man-on-man mas deixou claro que ainda é um dos melhores surfistas do nosso país.

As caras novas que se destacaram vieram de fora, Derek Gomes, da Venezuela, e Jean des Bouillons, franco-brasileiro, que passaram uma bateria cada mas mostraram potencial de fazer estragos se continuarem a correr o circuito.

As surpresas  pela negativa ficaram a cargo de Vasco Ribeiro, Gony Zubizarreta, Filipe Jervis, Pedro Henrique e João Kopke, que perderam cedo na prova. Vasco tem um historial muito forte no Porto, com várias vitórias, mas foi surpreendido por Zé Ferreira e por Sidney Guimarães no round 2 por uma diferença de apenas 0.5 pontos. Kopke também ficou pelo round 2, sendo eliminado por Miguel Blanco e Guilherme Ribeiro. Gony, o vencedor da etapa passada, e Jervis, que estava a surfar muito neste primeiro dia de prova, caíram no mesmo heat para Miguel Blanco e Eduardo Fernandes.

Os destaques foram, além dos “sobreviventes” acima mencionados, foram surfistas como Marlon Lipke, Francisco Almeida, João Moreira, Francisco Alves, João Guedes e Tomás Fernandes, que garantiram vagas nos quartos de final, que serão realizados amanhã, juntamente com a prova feminina.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI a partir das 7 horas.

Heats dos quartos-de-final masculinos:
H1: Marlon Lipke X Eduardo Fernandes
H2: Miguel Blanco X Francisco Almeida
H3: João Moreira X João Guedes
H4: Tomás Fernandes X Francisco Alves

 

Comentários