Como já era esperado o Vans US Open of Surf, etapa QS 10.000 realizada em Huntington Beach, arrancou logo no primeiro dia do período de espera. Depois de uma fase de trials que qualificou Reef Heazlewood para o main event, o round 1 foi à água.

Os únicos dois portugueses em prova, Vasco Ribeiro e Frederico Morais, estavam qualificados para o round 2 e o primeiro na água foi o surfista de São João do Estoril. Vasco tinha como adversários Kolohe Andino, Dion Atkinson e Tomas King e foi o norte-americano, Andino, quem arrancou melhor. Kolohe “construiu” o seu heat com facilidade enquanto que Dion mostrou alguma consistência, passando bastante tempo em segundo lugar. Nos últimos 10 minutos Vasco apanhou uma esquerda com algum potencial e “largou” três bons snaps, passando para segundo lugar. Infelizmente Atkinson pouco tempo depois também fez uma esquerda com três manobras e apesar de terem sido menos expressivas os juízes devem ter gostado da sua verticalidade, atribuindo uma nota de 5.8 pontos que empurrou Ribeiro para o 3º lugar. O português tinha a primeira prioridade mas não conseguiu fazer a nota que precisava e acabou eliminado.

O destaque desta fase foi Ramzi Boukhiam, que bateu 3 brasileiros de alto nível, Adriano de Souza (2º classificado), Alex Ribeiro (3º) e Mateus Herdy (4º). Este marroquino esteve muito perto de entrar no Championship Tour no ano de 2012, mas desde aí brilhou poucas vezes. Nesta etapa parece estar em forma e poderá ser o dark horse.

Entre os lusos resta agora Frederico Morais, que terá como adversários os brasileiros Deivid Silva e Victor Bernardo, e o nipónico Joh Azuchi no heat 9 desta fase, que será o primeiro do próximo dia de prova.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários